Para prevenir infecções pela Covid-19, Anvisa recomenda suspender cirurgias eletivas

  • Entre linhas
  • Publicado em 1 de maio de 2020 às 20:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:40
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Toda programação cirúrgica deve ser revista em relação aos riscos, prioridades e recursos da unidade

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, divulgou orientações para prevenir e controlar infecções pelo novo coronavírus durante procedimentos cirúrgicos.

A nota técnica da Anvisa traz informações para apoiar a tomada de decisão de equipes hospitalares desde o momento em que o cirurgião decide indicar a operação até o paciente retornar às atividades normais, depois da alta hospitalar, neste período de pandemia.

Segundo a nota, toda programação cirúrgica deve ser revista em relação aos riscos, prioridades e recursos da unidade. E as cirurgias eletivas não essenciais devem ser adiadas.

Além disso, qualquer integrante da equipe cirúrgica, anestésica ou colaboradora que apresentar sintomas gripais deve ser orientado a não participar da operação e a realizar testes para Covid-19. 

Também deve ser afastado do trabalho, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

De acordo com a Anvisa, as equipes dos hospitais devem incentivar a simulação de situações críticas, adotar escalas racionais de trabalho, medidas de proteção e cuidados relativos à saúde mental do grupo. Recomenda ainda o uso da telemedicina. 

A Anvisa ressalta que as medidas apresentadas são baseadas no que se sabe até o momento sobre a Covid-19, e as orientações podem ser modificadas se surgirem novas informações.

A agência destaca ainda que os profissionais e os serviços de saúde podem adotar ações mais rigorosas de prevenção e controle, a partir da avaliação de cada caso e de acordo com a realidade local.

A nota técnica da Anvisa foi feita em conjunto com entidades da área médica.

*Rádioagência Nacional


+ Saúde