Para não ter rugas tão cedo, você precisa tirar esses 5 alimentos das suas refeições

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Você sabia que o que você come pode ser uma das principais causas do aparecimento de rugas no seu rosto e pescoço?

Alguns alimentos podem ser a causa do envelhecimento acelerado – foto Arquivo

 

Você sabia que o que você come pode ser uma das principais causas do aparecimento de rugas no seu rosto e pescoço?

Pois é, não é só a genética, o sol ou a falta de skincare que deixam essas marcas na pele antes do tempo – a alimentação também tem um papel importante.

Alguns alimentos podem contribuir para o envelhecimento precoce, enquanto outros ajudam a manter a pele jovem por mais tempo. Então, se você quer preservar a firmeza e a elasticidade da sua pele, vale a pena conhecer os vilões da sua dieta.

Para não ter rugas tão cedo, exclua esses 5 alimentos da sua vida

Segundo a dermatologista Bruna Vallcorba, a alimentação e o estilo de vida impactam diretamente na formação de rugas na pele.

“Uma dieta não equilibrada, cheia de alimentos como açúcar e produtos industrializados, reflete 100% na pele, acelerando o envelhecimento das nossas células”, explica a médica.

Para te ajudar a manter a pele jovem por mais tempo, a lista inclui esses maiores vilões:

1. Açúcar e doces em geral

Se você ama exagerar no docinho, chegou a hora de repensar no assunto.

O açúcar é um dos maiores causadores do envelhecimento precoce, isso porque ele causa inflamações no organismo e contribui para um processo chamado de glicação, que danifica as fibras de colágeno e elastina.

“Quando você tem uma dieta mais equilibrada, suas células funcionam melhor e sua pele reflete mais brilho e viço”, explica a dermatologista.

2. Alimentos industrializados

Biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, enlatados como salsichas, e macarrão instantâneo podem ser práticos, mas são ricos em gorduras trans, sódio e aditivos químicos que inflamam o organismo e aceleram o envelhecimento das células.

“Comidas industrializadas são das mais prejudiciais porque provocam inflamação no corpo e isso se reflete diretamente na pele”, alerta Bruna.

3. Frituras e alimentos ricos em óleos ruins

A batata frita pode ser a comfort food de muita gente, mas o excesso de óleo e gorduras saturadas é a receita certa para inflamação e danos celulares. Isso impacta não apenas a pele, mas todo o organismo.

4. Barras de chocolate e doces ultraprocessados

Chocolate pode ser um vilão ou aliado, dependendo da composição. As barras repletas de açúcar e gorduras ruins entram na lista de alimentos a evitar. Dê preferência ao chocolate amargo, com baixo teor de açúcar.

5. Carboidratos refinados

Pães brancos, massas e outros carboidratos refinados se comportam como açúcar no organismo, promovendo a glicação e acelerando o envelhecimento da pele.

Dermatologista indica outros cuidados que vão além da dieta

Bruna reforça que, além de excluir esses alimentos, é importante adotar um estilo de vida mais equilibrado, priorizando, inclusive, a ingestão de água.

“A falta de hidratação é talvez o componente mais prejudicial, além da alimentação. Quando você não se hidrata bem, o envelhecimento celular é acelerado”, enfatiza a dermatologista.

O cigarro e os vapes também estão no topo da lista dos hábitos que causam rugas. “O cigarro causa danos severos à pele, incluindo linhas de expressão ao redor da boca, conhecidas como código de barras”, alerta Bruna.

Além disso, o hábito reduz a oxigenação da pele, deixando a região sem brilho e favorecendo o envelhecimento precoce.

Entretanto, mais do que eliminar esses maus costumes, o importante é adotar uma abordagem integrativa, cuidando de todos os aspectos da sua vida: “uma boa alimentação, hidratação, sono de qualidade e menos estresse fazem toda a diferença”, completa Bruna.

*Informações Minha Vida