compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Santa Klaus, São Nicolau, Father Christmas… são muitas as figuras que fazem parte da origem do Papai Noel como é conhecido hoje
Papai Noel é um dos símbolos principais do Natal – foto Arquivo
Juntamente com as luzes, decorações temáticas, trocas de presentes e receitas gastronômicas especiais, o Papai Noel é um dos principais símbolos encantadores do Natal.
Afinal, é o “bom velhinho” que deixa as crianças todas animadas para a manhã do dia 25 de dezembro, quando um embrulho deve magicamente aparecer embaixo da árvore.
Porém, você sabia que o Papai Noel surgiu de uma mistura de diversas tradições e figuras? Isso mesmo – sua história é um tanto quanto inusitada e cheia de simbologias.
A seguir, Scarlett Dantas, professora de História do Centro Universitário de Brasília (CEUB), explora a origem do Papai Noel, listando as diferentes figuras que se unem no personagem:
São Nicolau
Um cristão grego que viveu no Império Romano entre 270 e 343 e se tornou bispo de Mira. Em virtude dos relatos de milagres associados a ele, São Nicolau foi canonizado e é reverenciado como santo na Igreja Católica e Ortodoxa.
“Muitos de seus milagres estão vinculados à prática da caridade, às doações e à ressuscitação de crianças. Em decorrência disso, 6 de dezembro foi consagrado à troca de presentes e às crianças. ‘São Nicolau’, ‘Saint Nicolas’ e ‘Sinterklaas’ significam o mesmo nome em diferentes origens”, destaca Scarlett Dantas.
Papai Noel/Father Christmas
Na tradição britânica, era um velhinho bem-humorado e gordinho, com roupas de peles vermelhas ou verdes e que gostava de música, comida e bebida.
No século XVII, em meio a conflitos religiosos, os puritanos tentaram acabar com as tradições católicas, incluindo o Natal.
“O Natal teve sua proibição pelo parlamento britânico em 1644, sendo restaurado 16 anos depois. Como o Father Christmas não tinha vinculação direta com um santo, sua figura se popularizou entre puritanos e católicos”, explica.
No Brasil, o nome ficou ‘Papai Noel’, e, em Portugal, ‘Papai Natal’.
Santa Klaus
Por fim, no Ocidente, a figura do Papai Noel disseminou-se nos Estados Unidos, onde é o ‘Santa Klaus’.
Devido à presença de imigrantes, heranças folclóricas e de diferentes tradições se misturaram e transformaram, na primeira metade do século XIX, a figura de Santa Klaus.
O poema ´A visit from Saint Nicholas´, mais conhecido como ´The Night Before Christmas, de Clement Clarke Moore, se popularizou em 1823.
“Ele foi o responsável por conceber a figura do Papai Noel, inclusive a ideia de que ele se transporta em um trenó puxado por renas voadoras”, acrescenta a docente do CEUB.
*Informações Alto Astral