Palmeiras vai defender tabu de uma década sem perder para SP em casa

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de agosto de 2017 às 08:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:19
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Verdão vem de cinco vitórias consecutivas contra o arquirrival jogando em seu estádio

O Palmeiras recebe o São Paulo neste domingo (27), às 16h, no Allianz Parque, em busca da manutenção de um tabu que já dura dez anos. A última derrota para o rival do Morumbi no Palestra Italia / Allianz Parque aconteceu em 2007, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Além disso, o time verde e branco venceu os últimos cinco duelos no local.

Desde 2007, o Alviverde recebeu o São Paulo em seus domínios em oito oportunidades. Foram seis vitórias, com direito a um 4 a 0 e dois 3 a 0, e dois empates.

Neste período, o Verdão chegou a ser derrotado como mandante, mas no estádio do Pacaembu, assim como aconteceram outros três triunfos (uma vez no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, e duas vezes no Pacaembu) e duas igualdades (um jogo no estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente, e um na Arena Barueri, em Barueri).

Considerando apenas jogos na moderna arena palmeirense, que foi inaugurada em novembro de 2014, a vantagem é ainda mais significante: foram quatro partidas e quatro vitórias palestrinas (duplo 3 a 0, 4 a 0 e 2 a 1).

O primeiro Choque-Rei da história do Palestra Italia foi vencido pelo time do Morumbi por 3 a 2, em 1936, mas no mesmo ano, poucos meses depois, o Alviverde tratou de aplicar sonoro 3 a 0 sobre os rivais e iniciar o que seria uma série de 10 jogos de invencibilidade (nove vitórias e um empate).

Já o encontro mais recente, no Allianz Parque, foi disputado no Campeonato Paulista deste ano. Com gol de cobertura do atacante Dudu, o Palmeiras venceu o São Paulo por 3 a 0 – os outros tentos foram anotados por Tchê Tchê e Alejandro Guerra.

Incluindo todas as transformações físicas do estádio Palestra Italia (atual Allianz Parque) ao longo da história, Palmeiras e São Paulo já se enfrentaram 42 vezes no palco do próximo encontro entre as duas equipes; foram 21 vitórias palestrinas, 11 empates e dez reveses.

No cômputo geral, os caminhos das duas equipes já se cruzaram em 308 oportunidades, com uma ligeira vantagem do rival (100 vitórias do Verdão, 99 empates e 109 vitórias do Tricolor).

Se levados em conta somente jogos de Campeonato Brasileiro, no entanto, o retrospecto é favorável ao Alviverde: são 20 triunfos em 63 jogos, contra 15 do São Paulo (os outros 28 jogos terminaram empatados).


+ Futebol