compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Time treinado por Cuca vai tentar a vitória sobre cariocas para se manter entre os primeiros
O Palmeiras irá ao Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco da Gama, no estádio Raulino de Oliveira, no próximo domingo (13), às 16h (de Brasília), pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro (que será a primeira do segundo turno da competição nacional).
No estado do Rio de Janeiro, o Verdão enfrentou o time cruzmaltino em 54 ocasiões (19 vitórias, 13 empates e 22 derrotas). Caso vença o Vasco, portanto, o clube paulistano irá emplacar a sua 20ª vitória contra o Vasco na condição de visitante.
Já no retrospecto geral, esta será a partida de número 126 entre as duas equipes. Nos 125 jogos disputados anteriormente, o Alviverde venceu 56 partidas, empatou 38 jogos e foi derrotado em outras 31 oportunidades (balançou as redes adversárias 204 vezes e foi vazado em 161 ocasiões).
Se computados apenas os jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, foram 52 duelos travados entre os dois clubes, com 25 vitórias paulistas, 15 igualdades e 12 partidas vencidas pelos cariocas (marcou 81 gols e sofreu 48).
No último encontro entre as duas equipes, válido pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, em 14 de maio, no Allianz Parque, o Alviverde goleou o rival do estado vizinho por 4 a 0: os gols palestrinos foram marcados por Jean, Guerra e Borja (duas vezes).
Considerando o retrospecto recente apenas contra agremiações cariocas, o Palmeiras ostenta uma marca curiosa: não perde há sete partidas, com cinco vitórias e dois empates.
Nestes últimos sete embates, os adversários que mediram forças com o Verdão foram o Flamengo (com dois empates), o Fluminense (com duas vitórias), o Botafogo (com duas vitórias) e o Vasco (com uma vitória).
Outra marca que chama a atenção em duelos entre Palmeiras e Vasco é a invencibilidade imposta pelo Verdão entre abril de 1951 e março de 1959, quando o clube palmeirense chegou a 12 jogos seguidos sem perder – é a maior série sem derrotas da história do confronto. Também é favorável ao Maior Campeão do Brasil a melhor série de vitórias consecutivas do duelo – entre março de 1965 e dezembro de 1970 foram nove triunfos seguidos.
Historicamente, o Alviverde possui dois principais artilheiros em jogos contra o clube cruzmaltino. Um deles é o ex-meia Alex, que vestiu a camisa palestrina nas décadas de 1990 e 2000; o outro é o ex-atacante Tupãzinho, que defendeu o Verdão nos anos 60. Ambos acumulam cinco gols cada no retrospecto do confronto.