Paladar viciado em doces? Nutricionista ensina como resolver o problema

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de setembro de 2019 às 12:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com um pouco de disciplina e dedicação, é possível superar o hábito que prejudica o emagrecimento e a saúde

Se você tem paladar doce e sente a necessidade de adoçar tudo, do cafezinho à salada de frutas, saiba que pode, com um pouco de disciplina e dedicação, acabar de vez com o vício que prejudica não somente o emagrecimento, como também a saúde.

Como diminuir a vontade de comer doce

Quanto mais você estimular o paladar doce, mais doce você vai querer, afirma a nutricionista funcional Paola Cariello. A profissional ensina 4 passos para adotar hoje mesmo e finalmente se livrar do paladar viciado em doce:

– Comece agregando um sabor diferenciado a seus pratos com a inclusão de vegetais amargos, azedos e com sabores mais intensos. A nutricionista indica opções como: rúcula, agrião, jiló, acelga, chicória, endívia, rabanete, alho-poró, cebolinha, coentro, entre outros.

– Consuma chás e café sem adoçar. A mudança de hábito, no início, pode ser complicada, mas a especialista orienta a ir aos poucos: a cada 3 dias reduza a quantidade de açúcar e adoçante.

– Outra medida que ajuda a acabar com o paladar viciado em doce é consumir mais frutas ácidas e azedas, como maracujá, morango, kiwi, abacaxi, frutas vermelhas, entre outras. Você pode, inclusive, começar o dia bebendo água com limão.

– Por fim, a nutricionista indica a inclusão no cardápio de especiarias anti-inflamatórias, como canela, alecrim, cúrcuma, pimenta rosa/preta e gengibre, por exemplo. Da mesma forma que fomos acostumados ao sabor doce desde pequenos, também podemos mudar e adaptar nosso paladar para alimentos mais ácidos, azedos e amargo, diz a profissional.


+ Nutrição