Ovo é comprovado como um dos alimentos mais nutritivos da natureza

  • Entre linhas
  • Publicado em 10 de agosto de 2018 às 16:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Considerado um alimento quase perfeito, ovo tem 13 vitaminas essenciais, minerais, além de proteínas

A ciência afirma: o ovo é benéfico à saúde. É um dos alimentos mais nutritivos da natureza e excelente fonte de proteínas de alta qualidade. Podem ser encontrados no ovo quase todos os nutrientes que o corpo necessita. “O ovo é um alimento quase perfeito: possui 13 vitaminas essenciais, minerais, proteínas de alta qualidade, gorduras insaturadas – saudáveis – e antioxidantes, e todos os nove aminoácidos fundamentais ao bom funcionamento do organismo, com apenas 70 calorias – um ovo cozido”, diz a nutricionista Rosângela Cruz Peixoto. As proteínas e o ferro de apenas um ovo, fornecem 10% das necessidades diárias de uma pessoa com atividade moderada, devido à alta disponibilidade dos minerais e excelente valor biológico das proteínas.

A lista de nutrientes benéficos para a saúde é extensa. Alguns exemplos são, além do elevado valor proteico, fonte de vários minerais, como ácido fólico, fósforo, ferro, selênio, potássio, zinco, manganês e vanádio, que contribuem para o controle e combate do envelhecimento celular e redução da incidência de doenças, uma vez que elevam a imunidade do organismo.

Segundo Rosângela, o ovo é rico em colina – uma gema contém 200 mg -, um nutriente essencial, que faz parte do complexo B de vitaminas, que atua na redução da absorção do colesterol ruim (LDL) e é importante para o desenvolvimento cerebral e para a memória. Por isso, é recomendado nas dietas de crianças, gestantes e idosos.

Bem-estar

O ovo é fonte de vitaminas, como A, D e E. A vitamina A, que tem efeito antioxidante, é imprescindível para a visão, protegendo os olhos da ação da luz, evitando a degeneração macular. “O ovo é um dos poucos alimentos que contém a vitamina D – 50 gramas de ovo contém 41Ul -, que é responsável pelo bom funcionamento dos ossos”, explica.

A vitamina D fortalece o sistema autoimune e atua na secreção de insulina. É importante no combate à pressão arterial. Outra função dessa vitamina é a manutenção do bom funcionamento do sistema imunológico (que atua na defesa do organismo contra o ataque de bactérias, vírus, fungos ou protozoários), ajudando o corpo na recuperação mais rápida.

Já a vitamina E auxilia na cicatrização adequada e é particularmente benéfica em caso de queimaduras. Além disso, combate os radicais livres que causam a degeneração dos tecidos. Por isso, é conhecida como a vitamina da juventude e beleza da pele.

A nutricionista diz que outro nutriente presente no ovo é o triptofano, que atua da síntese de serotonina, contribuindo para o equilíbrio do humor e bem-estar. A albumina presente na clara é interessante por ser uma proteína com grande biodisponibilidade. Porém, ao contrário do que muitos acreditam, o consumo de altos teores de albumina não contribui para o aumento da força muscular.

Como se vê, seguido do leite materno, o ovo é considerado o alimento mais completo. É de fácil preparo, digestão e absorção e supre carências de vários nutrientes, incluindo a vitamina B12.

O QUE O OVO TEM DE BOM

Casca: Recurso útil na nutrição, é composta por carbonato de cálcio. Foi verificado, em alguns estudos, que o pó da casca de ovos administrado para enriquecer a alimentação de idosos com osteoporose, resultou em melhora da densidade mineral óssea e melhor qualidade de vida.

Clara: excelente fonte de proteína. Rica em albumina, a clara de ovo é indicada para pessoas que necessitam de reposição de proteínas, como atletas e praticantes de exercícios físicos, e como complemento de dietas de emagrecimento ou para pessoas com deficiência protéicas.

Gema: É rica em nutrientes, como vitaminas e sais minerais. Na verdade, a gema é boa fonte de antioxidantes, como luteína e zeaxantina, é fonte de ferro, colina, ácido fólico, lecitina, biotina – combate à depressão -, antioxidantes, vitaminas B e E, entre outros nutrientes.