“Outubro Rosa”: campanha do Instituto Sabin arrecada lenços para pacientes do IANSA

  • Robson Leite
  • Publicado em 27 de outubro de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A iniciativa faz parte da campanha “Outubro Rosa”, movimento internacional de conscientização para controle do câncer de mama

As unidades do Sabin Diagnóstico e Saúde em Franca têm postos para receber doações de lenços, que serão distribuídos, posteriormente, para as pacientes do Iansa, entidade de apoio a pacientes e famílias na luta contra o câncer.

A iniciativa – promovida pelo Instituto Sabin, Organização Social de Interesse Público (Oscip) responsável pelo investimento social do Grupo Sabin – faz parte da campanha “Outubro Rosa”, que é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.

Silvia Bittar, gestora regional do Sabin em Franca, destaca que, “além da mobilização para a arrecadação dos lenços, durante a campanha, o Instituto Sabin, em parceria com a organização Mãos Solidárias, também fará doação de lenços confeccionados pelas detentas da Unidade Prisional Regional Feminina de Luziânia, em Goiás, dentro de um projeto de ressocialização, e por alunas do Instituto Mãos Solidárias, que promove cursos profissionalizantes para pessoas em vulnerabilidade social”. O Iansa também será beneficiada por essas doações.

“Nosso objetivo é apoiar e conscientizar sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce”, explica Silvia, além da arrecadação de lenços, a gestora enfatiza que a empresa vai promover uma série de ações internas de conscientização com os colaboradores e programação de lives sobre atenção com a saúde.

Prevenção é a palavra-chave

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão auxiliar do Ministério da Saúde para a prevenção e controle dessa doença no Brasil, estimam 73.610 novos casos de câncer de mama em 2023, sendo o tipo de neoplasia que mais acomete as mulheres.

A doença, inclusive, ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer deste público no país, com 18.139 perdas no ano de 2021.

O Inca informa que não há uma causa única para o surgimento do câncer de mama, mas aponta alguns sinais e sintomas que podem indicar a manifestação da enfermidade, como caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; e alterações no bico do peito, com saída espontânea de líquido de um dos mamilos, além de pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Conscientização

A radiologista Carolina Neves, gestora médica do Serviço de Imagem do Sabin Diagnóstico e Saúde, destaca que a prevenção é a palavra-chave para identificação e tratamento da doença e passa pela conscientização da população de que o câncer de mama impacta significativamente a sociedade.

“A prevenção implica evitar fatores de risco, como sedentarismo, alimentação inadequada e a consequente obesidade; passa também pela compreensão de que um histórico familiar de câncer de mama e/ou ovário deve levar qualquer mulher a discutir o risco com seus médicos e passa pela aderência aos exames de rotina”, pontua.

Ela salienta ainda que a mamografia, de forma mais ampla, continua sendo a melhor e mais eficiente ferramenta para permitir um diagnóstico precoce.

“Este exame permite diagnosticar lesões antes de elas se tornarem palpáveis, em uma fase em que, se tudo for feito sem atrasos, a chance de cura se aproxima de 100%”, informa a médica, acrescentando que a recomendação para os pacientes com risco mais elevado, com história familiar de câncer de mama, inclui também a realização de ultrassonografia e ressonância das mamas.

“As mulheres devem ter orientação individualizada, seja por seu mastologista ou ginecologista. Afinal de contas, a melhor preparação para o amanhã é fazer o melhor hoje”, ressalta.

Grupo Sabin

Referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984.

Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.


+ Boas Ações