Os sons e os perfumes

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 2 de maio de 2018 às 10:38
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tudo aquilo que envolve os sentidos me atrai, a busca em unir sensações, em despertar vários sentidos, em fazer o público se encantar e ter um momento especial e inesquecível. É um dos motivos dos quais eu trabalho cm fragrâncias, e um dos motivos pelo qual no slogan é: Perfumando seus melhores momentos! Assim como o Festival de Música Internacional do Algarve, em Portugal, o FIMA que começou no dia 2 de março a 24 de maio. No último dia 20, apresentaram um incrível projeto chamado de “Os Sons e os perfumes”, que buscou unir duas das minhas grandes paixões.

Composta por Bruno Soeiro por encomenda da Orquestra Clássica do Sul (OCS), a obra é caracterizada pelo fato de cada andamento ser inspirado em uma fragrância. Cada parte da música será acompanhada pela própria percepção sensorial dos perfumes, em frente a cada assento o participante terá 4 fitas diferentes que se aliam com cada trecho da composição.

No concerto serão interpretadas as obras “SIllages” que pode ser traduzido como o rastro que o perfume deixa e também a Sinfonia n°6 “Pastoral” de Beethoven, que foi uma obra marcante, pois abriu caminho para o poema sinfônico romântico, pelo modo como abandona as estruturas clássicas da sinfonia e introduz a ligação com elementos extras musicais, como a poesiae a pintura. Por isso, foi usada pela Disney no seu filme de animação “Fantasia”. Apesar das obras terem uma diferença de 210 anos, têm vários pontos em comum, já que o Beethoven foi pioneiro em introduzir elementos não musicais numa obra clássica. Já o compositor português, que associou o cheiro dos perfumes na música, se inspirou em diversas categorias, como: fresco, floral, oriental e amadeirado.

Mas a presença da ligação entre a música e outras formas de artes na 33ª edição do FIMA, não se esgota aqui. No próximo dia 12 de maio, o FIMA muda-se para um palco montado na garagem do hotel Conrad Algarve, na Quinta do lago, para o concerto ‘Underground Wine Melodies’ que harmoniza a música clássica e a degustação de vinhos. Por exemplo: a um vinho encorpado, alia-se uma música sonoridade mais cheira, e a um vinho de verão, alia-se a uma música mais leve.

Aqui no Brasil, esperamos ansiosos para que projetos assim aconteçam e possamos nos deliciar com essa mistura de sensações e prazeres. Com certeza essa festival está sendo um sucesso!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.​


+ zero