compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
É recomendado a consulta de especialista antes de incorporar as ervas à dieta, especialmente se estiver tomando outros medicamentos
Se tem dificuldades para dormir a noite devido à ansiedade ou stress, experimentar alguns chás calmantes antes de iniciar tratamento com medicamentos pode ser uma alternativa mais saudável.
Entre eles, os de melissa e lavanda são os mais conhecidos por proporcionarem uma boa noite de sono.
Estas plantas não só melhoram a qualidade do sono, mas também reduzem o stress e promovem a saúde digestiva.
Melissa ou erva-cidreira melhora o sono
A melissa, também chamada de erva-cidreira, atua diretamente no sistema nervoso, relaxando o corpo e facilitando o descanso.
Segundo a EMA (Agência Europeia de Medicamentos), ela pode ser utilizada para tratar sintomas ligeiros de stress mental, facilitar o sono e melhorar a digestão.
Isso acontece porque a planta contém compostos como ácidos fenólicos, flavonoides e terpenoides, que têm efeitos ansiolíticos e sedativos, ajudando a relaxar o sistema nervoso.
Além disso, estudo publicado no SciELO Brasil mostrou que o uso da erva foi eficaz na melhoria da qualidade do sono de mulheres na menopausa quando comparado ao uso de citalopram, um antidepressivo.
Desde a antiguidade
Os resultados indicaram uma melhora significativa no sono e na qualidade de vida das participantes.
Desde a antiguidade, acredita-se que os médicos árabes usavam a melissa para tratar pacientes com distúrbios nervosos e cardíacos. A farmacêutica Florencia Fasanella, especialista em plantas medicinais e autora do livro “A natureza é sua farmácia”, confirma essa ideia.
“A natureza é uma grande fonte de alívio e a erva-cidreira tem sido essencial na medicina tradicional em diversas culturas”, apontou.
Lavanda
A lavanda, conhecida pelo seu aroma floral característico, é outra erva com poderosos efeitos calmantes.
O médico do Hospital de Clínicas José de San Martín, Ramiro Heredia, relatou ao jornal “La Gaceta” que o chá pode ser usado no tratamento do estresse, da depressão e da insônia.
A erva tem propriedades antibacterianas, antivirais e relaxantes, o que o torna uma excelente opção para quem procura um descanso tranquilo.
Estudo clínico publicado no International Journal of Nursing Practice também demonstrou que pacientes expostos ao aroma de lavanda tiveram uma melhora notável na qualidade do sono após quatro semanas de uso. O efeito calmante da erva ainda foi associado a uma redução nos níveis de ansiedade.
Consumo adequado
Segundo o portal ndmais, a especialista em herbologia, María Jimena Lannutti, alerta que não se deve abusar ou ferver a quantidade de ervas, pois isso pode reduzir suas propriedades curativas.
Além disso, é recomendado a consulta de especialistas antes de incorporar as ervas à dieta, especialmente se estiver tomando outros medicamentos, para evitar interações indesejadas.