Onda de calor: Inmet emite alerta vermelho de grande perigo para região de Franca

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 21 de setembro de 2023 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Válido até o domingo, às 18h, o alerta vermelho é emitido quando um fenômeno meteorológico é de intensidade excepcional.

O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aumentar o nível do alerta e colocar mais estados sob um aviso de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média.

A onda de calor começou na segunda-feira (17) e deve ter o ápice neste fim de semana, com tendência de ainda afetar regiões do interior na próxima semana. Em algumas localidades, são previstas marcas na casa dos 43°C.

Franca deve passar de 38 graus no final de semana, situação que será ainda mais acentuada em Ituverava e Rifaina, que devem ter temperatura acima de 40 graus.

O mais recente alerta do Inmet é da categoria “vermelho”, que significa “grande perigo”.

O alerta é válido até as 18h de domingo, mas pode ir adiante, já que para segunda-feira estão previstas temperaturas na casa de 40 graus.

Intensidade excepcional

De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

Antes do alerta vermelho, estava em vigor um aviso meteorológico de nível laranja (que significa perigo). Ele estava válido para sete estados: TO, SP, PR, MT, MS, MG e GO.

Os comunicados do Inmet ocorrem quando o Centro-Sul do país vive uma onda de calor atípica. Ela vai chegar ao ápice, com prováveis recordes, no fim de semana.

Segundo notícia do portal G1, a elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.


+ Tempo