Oito dicas de saúde que nenhuma pessoa pode esquecer para viver bem

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de outubro de 2019 às 12:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Confira o que especialistas dizem sobre sol, memória, alimentação, exercícios e muito mais…

A internet está repleta de dicas de saúde e bem estar. Porém, nem todas são confiáveis. 

Pensando nisto, alguns especialistas compartilharem dicas de saúde cientificamente comprovadas, de modo que você possa adotá-las e e ter uma maior qualidade de vida. Vamos lá?

Confira algumas dicas de saúde a seguir:

1 Dê um passeio para melhorar a memória

O o exercício aeróbico tem dupla função: é bom para o corpo e ótimo para a mente, de acordo com as pesquisas mais recentes de Arthur Kramer, pioneiro da boa forma cerebral. Para entender como é bom, pense no que acontece sem ele.

Todo ano uma região chamada hipocampo, fundamental para a memória, encolhe de 1 a 2%, aumentando o risco de demência.

No entanto, a nova pesquisa de Kramer revela que o hipocampo de adultos que faziam uma caminhada vigorosa de 45 minutos 3 vezes por semana crescia cerca de 2% ao ano, anulando o encolhimento ligado à idade.

2 Adore o sol da manhã, esconda­‑se dele à tarde

Amantes do sol, anotem bem: pesquisas indicam que, pela manhã, as células da pele conseguem combater os prejudiciais raios UV do sol e à tarde elas ficam mais vulneráveis.

Pesquisadores revelam que os camundongos expostos à radiação ultravioleta pouco antes de dormir tiveram cinco vezes mais tumores do que os que receberam a radiação logo depois de acordar. 

Isso se deve ao nível de uma determinada proteína que protege o DNA dos camundongos – e que os seres humanos também têm –, mais alto pouco depois de acordar e mais baixo pouco antes de dormir.

“Será muito bom saber se isso também acontece com seres humanos, pois já foi demonstrado que a exposição pela manhã é menos prejudicial”, diz a Dra. Jennifer Kitchin, dermatologista de Nova York. 

Não entenda isso como um convite para pular na câmara de bronzeamento, que é um carcinógeno conhecido, avisa. Mas para atividades como cuidar do jardim e passear com o cachorro, “por enquanto, prefira a manhã”, é o que ela aconselha.

3 Cuidado com os doces dietéticos

Não pense que as balas sem açúcar não fazem mal aos dentes. 

Pesquisas recentes da dentista Sok­‑Ja Janket revelam que os flavorizantes que dão o gosto de fruta às balas podem interagir com os adoçantes artificiais e criar na boca uma mistura ácida que enfraquece e amarela os dentes.

Os piores culpados são os pirulitos com sabor de fruta, porque se dissolvem devagar e deixam o ácido na boca por mais tempo.

4 Comece bem o dia com chocolate

Um quadrado de chocolate amargo tem a quantidade certa de teobromina (prima da cafeína) para nos acordar, mas não o bastante para causar uma queda depois, diz o Dr. Jacob Teitelbaum, especialista em fadiga crônica. 

Também é rico em antioxidantes, reduz o risco de infarto, melhora o humor – e é delicioso. Faça dele a guloseima do meio da manhã!

5 Alivie a dor na esteira de ioga

Como tratamento para a dor nas costas, a prática regular de ioga tem vantagens sobre métodos mais convencionais como a fisioterapia, diz Peter Abaci, diretor clínico do Centro de Dor e Bem­‑Estar na Califórnia, EUA.

Também já se demonstrou que essa antiga prática alivia outras dores, provavelmente por causa do modo como interliga a mente, a respiração e os movimentos do corpo.

“A ioga trabalha o corpo inteiro, não só uma parte”, diz Abaci. “Em quem sofre de dor crônica, é normal o corpo todo mudar, e não basta tratar apenas a parte originalmente lesionada ou dolorida.” Matricule­‑se numa aula de ioga na sua academia.

6 Para descansar bem, fique frio

Os insones que usam gorros para refrigerar o cérebro dormem melhor, como se não tivessem problemas de sono, verificou recentemente um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, nos EUA.

Enquanto os gorros resfriadores não chegam à farmácia da esquina, experimente esta estratégia alternativa do Dr. Lawrence Epstein, especialista na área: tome um banho morno uma ou meia hora antes de se deitar. 

O sistema natural de resfriamento fará a temperatura do corpo (e do cérebro) cair. Mais simples ainda: mantenha baixa a temperatura do quarto (no máximo 18ºC) e enfie o corpo inteiro, menos a cabeça, debaixo das cobertas.

7 Coma mais quinoa

Rica em proteína, fibras e magnésio, mineral raro que protege contra a hipertensão, a quinoa tem a merecida fama de “superalimento”.

Uma porção tem o dobro de proteina e oito vezes mais fibras do que uma porção de arroz branco.

Mas há quem a considere meio insossa. Os restaurantes têm um segredo que não consta nas embalagens, diz Scott Uehlein, chef do spa Canyon Ranch, nos EUA: eles a tostam primeiro. “Isso dá ao grão um sabor amendoado, rico e incrível”, diz ele.

8 No lanche, use alimentos energéticos de verdade

Na hora de saciar a fome do meio da tarde, uma barrinha de cereais parece tentadora.

Não faça isso, diz a Dra. Pam Peeke. A maioria delas foi feita para atletas de elite, não para pessoas comuns, e contém pelo menos 30 g de açúcar refinado que estimularão o apetite em vez de saciá­‑lo.

“Depois de caminhar seis horas ou de correr uma maratona, elas são ótimas”, diz ela.

Fora isso, nem pense nelas. Em vez das barrinhas, prove o estimulante preferido da Dra. Peeke: 2 bolachas integrais multigrãos com 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim orgânica e crocante e 1 colher de sopa de geleia de frutas com pouco açúcar.

Graças à combinação de gordura, proteína e fibras, você terá o estímulo rápido e duradouro de que precisa.


+ Saúde