Odeia fazer home office? Veja dicas de como tornar o trabalho em casa melhor

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 13 de setembro de 2020 às 19:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Trabalhar em casa pode ser solitário. As distrações são infinitas. A motivação pode ser difícil de encontrar

Enquanto muitos trabalhadores estão gostando de não pegar trânsito ou precisar usar as roupas formais de trabalho, outros estão longe de amar o home office.

Trabalhar em casa pode ser solitário. As distrações são infinitas. A motivação pode ser difícil de encontrar. E a falta de limites entre trabalho e vida doméstica pode causar esgotamento.

“Algumas pessoas estão percebendo que o ambiente de trabalho é o grande responsável por gostarem de seus empregos”, contou a coach e carreira Hallie Crawford. “Há muitas pessoas descobrindo que não gostam mais de seu trabalho”.

No entanto, muitos podem não voltar para o escritório tão cedo.

Sendo assim, se você está tendo dificuldades em casa, o primeiro passo é tentar localizar o que exatamente no trabalho remoto não está funcionando para você. 

Está faltando a socialização? Espaço de trabalho inadequado? Há sensação de isolamento ou problemas de tecnologia? Todas as anteriores?

Então, você pode resolver o problema com uma solução mais direcionada.

Você sente falta da rotina​

Claro, você está realmente com saudades de sua cafeteria favorita, que costumava ter seus pedidos esperando todas as manhãs, ou de suas sessões diárias de desabafo com seus colegas de trabalho. 

Mas existem algumas vantagens em trabalhar em casa. Concentre-se nisso em vez de no que você está perdendo. 

“Você tem a capacidade de definir sua própria programação, então aproveite isso”, recomendou Jodi Glickman, autora de “Great on the job: What to say, how to say it. The secrets of Getting Ahead (“Ótimo no trabalho: o que dizer, como dizer. Os segredos para progredir”, sem tradução no Brasil).

“Faça uma caminhada, reserve um café virtual no meio do dia, algo que você normalmente não faria. De fato, não existe uma resposta única, mas reconheça que você tem uma flexibilidade que não tinha antes”.

Você não tem um espaço de escritório​

É difícil entrar no ritmo de trabalho quando o espaço do escritório também é o espaço para comer, assistir TV ou dormir.

Procure maneiras de reproduzir seu escritório em casa para torná-lo mais profissional. Seja adicionando uma lousa branca, um porta-retratos ou prêmios recebidos no trabalho.

“Qualquer coisa que faça com que o ambiente se pareça mais com um escritório pode ajudar você a se sentir subconscientemente em um espaço mais profissional”, disse Roy Cohen, coach de carreira e autor do “The Wall Street Professional’s Survival Guide” (“Guia de sobrevivência do profissional de Wall Street”, sem tradução no Brasil).

Se você precisar de uma mesa ou material de escritório melhor, ele sugeriu entrar em contato com seu chefe. 

“Se ter esses itens em casa torna você mais eficiente, seu empregador deve considerar esse um dos preços que eles pagam para aumentar a produtividade”.

Você precisa de mais estrutura​

Se você está se descobrindo com muito mais tempo livre, mas ainda lutando para cumprir os prazos, tente definir uma programação firme todos os dias.

“Tudo se transformou em um grande e único bloco pesado de tempo”, comparou Glickman. “Quando você tem oito horas de trabalho à frente, você pensa: ‘Claro, posso fazer três coisas ao mesmo tempo. E acaba desperdiçando seu tempo”.

Designar horários definidos em sua programação para “trabalhos de reflexão”, tarefas do tipo administrativo como escrever e-mails, participar de reuniões e até fazer intervalos, pode ajudá-lo a se manter produtivo e motivado.

Você está sozinho e quer interação social​

Conversas paralelas aleatórias, encontros nos corredores e pausas ao lado da máquina de café são uma grande parte da cultura do escritório e do envolvimento dos funcionários. E isso vai exigir algum esforço para se recriar em casa.

“Agende um Zoom ou FaceTime ou apenas faça uma ligação com amigos duas vezes por semana”, sugeriu Crawford.

Tomar a iniciativa de organizar um encontro social virtual semanal que não seja focado no trabalho com seus colegas pode ajudar a reacender relacionamentos e mostrar habilidades de liderança.

Mas não permita que a conversa se torne excessivamente negativa.

“Se você reclama com frequência, é nisso que as reuniões se tornam: uma sessão para expressar toda a frustração, que não tem o foco em soluções”, aconselhou o coach Cohen.

Sua carreira parece estagnada​

É comum sentir-se preso a uma rotina profissional quando há alguns meses você não se encontra presencialmente com seu chefe. 

Mas use o trabalho remoto a seu favor, pedindo para fazer parte de projetos e reuniões em que você normalmente não estaria incluído.

Segundo Glickman, pode ser mais fácil para você participar de grandes reuniões, agora que apenas alguns executivos normalmente viajariam. 

“Crie oportunidades para si mesmo, pedindo para participar de reuniões e conversas das quais você normalmente não estaria a par. Você provavelmente tem uma chance maior de fazer isso agora”.

Você se sente sobrecarregado​

Muitos trabalhadores se sentem pressionados a imitar o dia de trabalho das 9h às 17h em casa. Mas fazer home office traz um pouco mais de flexibilidade com o seu tempo. 

Seu empregador não espera que você trabalhe oito horas seguidas todos os dias. Faça pausas. Você será um colaborador melhor por isso.

“Desligue seu cérebro. Às vezes, para ser criativo, você precisa parar de pensar no que deveria estar trabalhando naquele momento”, disse a autora e coach Jodi Glickman. 

“Abrir esses intervalos em sua programação para fazer de fato algo diferente no trabalho é uma oportunidade que você tem agora, durante o dia”.

*Informações CNN Business


+ Trabalho