O que fazer nas semanas que antecedem a segunda fase do vestibular?

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de dezembro de 2019 às 13:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialistas dão dicas sobre rotina e estratégias de estudo nessa reta final da segunda fase dos vestibulares

​Na reta final dos vestibulares, a preparação para as questões dissertativas das segundas fases se intensifica e é necessário ter boas estratégias para aproveitar as últimas semanas da melhor maneira possível.

Especialistas em educação e quem conhece muito de vestibular dão dicas para ajudar os candidatos nessa reta final de estudos. 

Rotina

Nesse momento, o estudante não deve intensificar nem diminuir o ritmo de estudos, pois dessa forma consegue se preservar física e mentalmente para os desafios que estão por vir. 

O ideal é seguir estudando uma quantidade de horas semanais similar ao que estudou ao longo do ano, mas agora focando na revisão dos conteúdos e na resolução de questões dissertativas. 

Os conceitos abordados nessas questões tendem a ser mais profundos, pois nesse momento o examinador quer verificar a capacidade do estudante de explicar os assuntos que estão sendo cobrados. 

E treinar esse tipo de questão é importante tanto pela complexidade das abordagens quanto pela dinâmica de limitar-se ao espaço reservado. 

Quando se trata de questões dissertativas, às vezes, o estudante tem uma noção do assunto, mas não é o suficiente para a resposta, o que pode levá-lo a ficar ‘enrolando’. 

É importante ressaltar que os corretores não vão encarar isso de maneira positiva. O candidato deve avaliar se a ideia principal está presente no texto, se foi direto ou prolixo e se escreveu de acordo com o comando dado pela questão.

Além disso, os especialistas recomendam manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas leves para ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse que podem surgir nessa reta final. 

Prioridades

Na preparação para qualquer vestibular, a palavra-chave é organização. O estudante que deseja obter um bom desempenho nas provas de segunda fase não deve estudar sem antes organizar e priorizar os principais assuntos a serem revisados.

A organização irá ajudar o estudante a definir a sua rotina de estudos, levando em consideração suas necessidades e suas prioridades.

Para saber o que priorizar, a dica é consultar as provas anteriores dos vestibulares que o estudante vai participar, para verificar quais conteúdos que costumam aparecer com maior frequência e conhecer o nível de profundidade do exame.

São poucos dias até a prova e é preciso pensar de forma estratégica. Fazer uma boa revisão e resolver questões dos anos anteriores pode ajudar muito mais do que tentar aprender um conteúdo com o qual se tenha muita dificuldade.

Ao mesmo tempo, nada de entrar na zona de conforto e só revisar os conteúdos com os quais se tem mais afinidade. 

O estudante deve fazer um balanço entre os que mais aparecem e os que ele menos domina para montar um plano de estudos específico para o seu objetivo.

Também é importante se atentar às disciplinas específicas do curso e do vestibular que ele participará, para evitar um gasto desnecessário de energia estudando algo que não fará parte de suas provas.

Além disso, muitos exames solicitam uma redação na segunda fase e a dica principal é consultar as provas anteriores, para verificar a estrutura padrão solicitada e o estilo dos temas cobrados.

Faltando uma semana

Nos últimos dias antes da prova, o ideal é focar em finalizar a revisão dos conteúdos estudados ao longo do ano, que possuem maiores chances de ser cobrados, além de retomar fichas e resumos feitos durante a preparação para a primeira fase dos exames. 

Já na véspera da prova, é melhor estudar só um pouco ou até mesmo não estudar, pois é importante estar descansado no grande dia. Também é fundamental confirmar o local de prova e separar os documentos, objetos e lanche para levar. 

No último dia, outra recomendação é que os estudantes façam atividades que possam diminuir a ansiedade. Coisas que eles gostem e estejam acostumados a fazer, como exercícios leves, um passeio no parque ou cinema, por exemplo.

Dicas finais

Organizar o tempo disponível para não deixar de curtir as festas e não perder o foco no vestibular

  • Consultar as provas anteriores e priorizar os seus estudos a partir dos principais assuntos cobrados
  • Treinar respostas para questões dissertativas, tanto pela estruturação nos espaços reservados como pelo treino de uma letra legível
  • Revisitar temas e atualidades que podem ser cobrados nas redações
  • Alimentar-se bem e praticar atividades físicas leves para ajudar a controlar a ansiedade e o estresse típico de vésperas de vestibulares

+ Educação