O que causa pigarro na garganta? Conheça causas e como tratar desse problema “chato”

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 9 de setembro de 2024 às 14:00
  • Modificado em 9 de setembro de 2024 às 14:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É preciso que as pessoas façam o acompanhamento e em cada caso e busquem auxílio profissional para evitar complicações

É preciso que as pessoas façam o acompanhamento o em cada caso e busquem auxílio profissional

Você sabe o que causa o pigarro na garganta? Esse é um sintoma comum de doenças respiratórias ou que afetam a laringe, provocando a sensação de ter algo preso na garganta.

Continue lendo e saiba o que pode provocar essa reação no organismo, além de ficar por dentro de algumas opções de tratamento que podem trazer alívio e conforto para quem está passando por esse aperto.

O que é o pigarro?

O pigarro é uma forma de irritação na garganta, normalmente com a presença de muco ou secreção, caracterizada pela sensação de obstrução leve, desconforto e rouquidão.

É uma reação do sistema imunológico para combater infecções diversas. De modo geral, isso causa um desconforto moderado ao paciente, dificultando a deglutição, fazendo a pessoa engasgar-se ou prejudicando a respiração normal.

Em casos mais severos, a região também pode ficar bastante dolorida e gerar lesão nas cordas vocais.

O que causa o pigarro?

Como mencionado, o pigarro é uma reação do corpo a um processo inflamatório ou infeccioso na laringe da pessoa.

O muco causa a sensação de obstrução e faz com que a pessoa tente limpar a garganta com frequência.

A secreção produzida em excesso na mucosa que reveste a garganta tem a função de aprisionar o patógeno, seja vírus ou a bactéria, que causou o problema, evitando que ele atinja outras partes do corpo, além de facilitar o envio de células de defesa para combater o invasor.

Diversas doenças podem desencadear essa reação e causar o pigarro na garganta. Conheça algumas delas a seguir:

1. Gripes e resfriados

Gripes são infecções virais que afetam o sistema completo, enquanto o resfriado é uma infecção viral ou bacteriana que atinge a parte superior do mesmo sistema. Com isso, ambas podem chegar à garganta e causar o pigarro.

A inflamação da garganta em gripes e resfriados frequentemente está associada à produção de muco na região, para que as células de defesa cheguem ao trato respiratório para combater o invasor.

2. Alergias

A reação alérgica provocada pela liberação da histamina no organismo também pode causar o pigarro na garganta, já que essa é uma das principais vias de entrada de alérgenos, sendo necessário que o corpo produza o muco para prender e expelir esses agentes.

3. Rinite, Sinusite, Asma e Rinossinusite

A sinusite pode causar pigarro na garganta, assim como a rinite, asma e rinossinusite, entre outras alergias respiratórias.

Em alguns desses casos, a secreção é produzida nas fossas nasais e regiões adjacentes, acumulando posteriormente na garganta e causando a obstrução.

4. Refluxo laringo-faríngeo

Uma causa alternativa ao pigarro é o refluxo laringo-faríngeo, que afeta a parte superior do trato digestivo. Diferente do refluxo gástrico, que provoca azia e queimação, esse quadro ocorre quando os alimentos voltam do estômago e ficam alojados na laringe ou faringe.

Dessa forma, o corpo reage com a produção de muco e pigarro para lubrificar e mover os alimentos que causaram a obstrução, dando sequência ao processo de digestão.

Em todas as situações, é recomendável que a pessoa procure um profissional para buscar a orientação correta para cada ocasião.


+ Bem-estar