O bolo deu errado? Saiba o que fazer para aproveita-lo mesmo assim

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de fevereiro de 2020 às 01:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Queimou, não assou direito ou está quase passando da validade: saiba como reaproveitar o bolo caseiro

Queimou, não assou direito ou está quase passando da validade: são vários os problemas que podem surgir com um bolo caseiro. 

Mas, pensando na economia dos alimentos e também do seu dinheiro, saiba que é possível resolver a maioria desses problemas. 

Confira as dicas e formas de reaproveitar um bolo que deu errado, para você nunca mais passar nenhum sufoco na cozinha!

Queimado ou muito seco

Se você foi preparar uma receita de bolo, mas não se atentou ao forno e ele acabou queimando, não se preocupe! 

Você pode reaproveitá-lo e usá-lo em outro prato. Por exemplo: aproveite que o bolo está completamente cozido (até demais, não é mesmo?) e passe para outra receita. 

Despedace o bolo e retire as partes mais queimadas ou secas. Transforme-o em uma grande farofa de bolo. Assim, você consegue usar essa mistura como base de várias tortas geladas como cheesecake e torta mousse ou, ainda, como camadas de um pavê.

Rachado ou torto

Quem nunca preparou aquela massa de bolo que ficou um pouco torta ou acabou rachando no meio? Isso pode acontecer quando ela cresce mais do que a forma ou quando fazemos cortes irregulares na mesma. Mas fique tranquilo! 

Se você não quer usar um bolo torto ou rachado, você pode seguir o mesmo caminho da última dica. A única diferença é o cozimento do bolo. Como ele não passou do ponto, você ainda pode usá-lo em receitas que irão para o forno. Como, por exemplo, a base de uma torta de limão

Cru ou muito mole

Se você acabou retirando seu bolo muito cedo do forno ou percebeu que a massa ficou muito mole, reutilize! 

Que tal usar a massa para rechear uma receita ou incorporar em um novo prato? Você pode, por exemplo, misturar um pouco do bolo com uma receita base de soorvete e criar um sabor novo. 

Ou, ainda, usar partes do bolo para criar uma nova receita, deixe sua imaginação levar! Que tal amassar parte da massa e transformá-la em pequenas bolinhas cobertas de chocolate ou, ainda, recheadas de doce de leite? Faça o teste!

Velho ou quase passando da validade

Quem nunca comprou ou preparou um bolo e acabou não comendo tudo? Se esse é seu problema, tem solução! 

Antes que seu bolo passe da validade e você tenha que jogá-lo no lixo, reaproveite! 

Normalmente bolos nesse estado já estão mais duros e secos que o normal. Então, que tal usá-los como fatias de torradas doce e incrementá-los com alguma calda? 

Assim, você não perde o sabor da massa e ainda consegue deixá-la mais gostosa. Leve ao forno por alguns minutinhos (você pode até passar um pouquinho de manteiga e açúcar) e sirva com frutas ou mel, que tal?

Fonte: TudoGostoso