Novos caminhos e estratégias

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Já tive o prazer de andar por uma boa parte do Brasil e conhecer lugares e pessoas maravilhosas. Meu avô sempre me dizia, que uma pessoa pode ter orgulho de dizer que conheceu o mundo, mas somos o único povo que pouco conhece a imensidão do próprio país, e que não sabe muito contar sobre detalhes das diversas regiões e riquezas que possuímos. E eu realmente acho que vale a pena conhecer, e se encantar por essa terra tão bonita e cheia de valor. Uma das minhas regiões favoritas é com certeza o Nordeste! Amo praias e pessoas acolhedoras, ainda mais as que amam ‘dar um cheiro’! E você acredita que a expressão foi levada tão a sério, que foi feita uma pesquisa e constatado que o nordestino é o povo que mais consome perfumes no Brasil.

A empresa responsável por essa pesquisa foi O Boticário, eles descobriram que devido ao clima quente, os nordestinos tendem a tomar uma média de três a cinco banhos por dia. E, todas as vezes há um gestual de perfumação. E além de tudo, há uma tradição antiga de se utilizar uma colônia até na hora de dormir. As fragrâncias preferidas são as mais leves e refrescantes. Por conta dessas características, a marca tem investido forte na região, os estados com maior volume de vendas são Bahia, Ceará e Pernambuco. Ganhou ainda mais clientes, quando a unidade da fábrica de Camaçari, na Bahia, foi inaugurada em setembro de 2014.

Para mergulhar ainda mais no gosto nordestino, a marca promoveu neste mês de março, no Recife, o primeiro hackaton de perfumaria do Nordeste, o Perfumathon. O objetivo principal do encontro foi desenvolver ao longo de três dias, com a ajuda dos participantes, perfumes ou um produto inovador que mudasse o atual modelo de negócios da empresa. Afinal, para o desenvolvimento de um produto ou fragrância nova, o caminho é longo. Tudo pode servir de inspiração. Pode ser uma viagem, um quadro, as tendências, a necessidade do consumidor, entre outros. É necessário te rum olhar atento no macro, e ir criando cada detalhe.

A maratona reuniu estudantes e profissionais de marketing, design e business, que buscam inovação em empreendimentos como a perfumaria. O evento contou ainda com palestras e workshops com profissionais do mercado, que além de auxiliar, também foram mentores dos participantes. Esse foi o segundo evento de inovação da marca, o primeiro foi realizado em Curitiba, na sede da empresa. O objetivo foi levar essa evento super criativo para a região mais importante da estratégia de venda deles, esse além de tudo foi o primeiro hackaton voltado para a perfumaria do mundo. No total foram cerca de 60 participantes, e as três melhores ideias levaram a premiação em dinheiro, além da possibilidade do seu projeto ser desenvolvido pela equipe do Boticário.

Que mais iniciativas como essa sejam desenvolvidas pelo mundo, porque o importante não é lançar novos produtos, mas atender a demanda e expectativa de cada cliente. Entender as reais necessidades, para que um produto seja bem sucedido no mercado.

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.​