compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O livro traz imagens históricas das maquetes dos projetos originais da AEC, Clube dos Bagres e desenhos do SENAC em construção
O novo livro de Mauro Ferreira preenche uma lacuna sobre a história urbana de Franca
No próximo dia 20 de novembro, sábado, das 9 às 12h30 será lançado no Laboratório das Artes de Franca o novo livro do arquiteto Mauro Ferreira, intitulado “Vila Franca D´el Rey – 200 anos de arquitetura e urbanismo”.
Fruto de cinco anos de pesquisas do autor, o livro reúne em suas 360 páginas mais de 400 imagens da cidade em preto e branco e a cores, incluindo fotos, plantas, desenhos e aquarelas da artista plástica Atalie (muitas feitas especialmente para o livro), mostrando em seis capítulos as diversas fases da cidade em sua rica trajetória urbana.
Para o autor, o livro preenche uma lacuna sobre a história urbana de Franca ao sistematizar informações e imagens que estão dispersas em estudos acadêmicos ou em arquivos particulares, numa contribuição aos estudos sobre a cidade em seus 200 anos da elevação a Vila Franca.
Prefácio
“Produzir uma obra dessa natureza exige muito mais que um grande conhecimento de arquitetura: é necessário, igualmente, profundo domínio do contexto político-social do país e compreender como a trajetória histórica da cidade se entrelaça a esse cenário em movimento”, escreve Agnaldo Barbosa, professor da UNESP, e autor do prefácio.
Segundo ele, “Mauro Ferreira cumpre esse objetivo com maestria: da matéria bruta de dois séculos de história, de infinitas nuances, forjou um amálgama que evidencia a íntima relação entre espaço construído, mentalidade social, cultura política e projetos nacionais de distintos matizes”.
O livro tem projeto gráfico inovador de Gil de Russi, fotos recuperadas e colorizadas por Marcelo Fradim e inúmeras imagens dos arquivos públicos e privados pesquisados pelo autor.
Maquetes
Essas imagens incluem as maquetes dos projetos originais da AEC, Clube dos Bagres e desenhos do SENAC em construção, as transformações sofridas pela Praça Nossa Senhora da Conceição, a presença da ferrovia como elemento transformador da cidade, a chegada do modernismo e as questões da cidade contemporânea.
Mauro Ferreira é professor doutor do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas e pesquisador – do Laboratório de Estudos Sociais do Desenvolvimento e Sustentabilidade do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Política Internacional da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/UNESP – Campus de Franca.