compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Empresa de cibersegurança descobre novo golpe do WhatsApp clonado e faz alerta para usuários terem mais atenção.
Os golpistas estão usando a engenharia social para enganar as vítimas e driblar a dupla autenticação do WhatsApp. As informações são do portal TechTudo.
O golpe do WhatsApp clonado não é uma novidade, ele vem sendo praticado por criminosos há pouco mais de dois anos.
Agora esse golpe evoluiu e criminosos conseguem burlar a dupla autenticação do mensageiro.
De acordo com a Kaspersky, esse novo golpe começa com uma mensagens dos criminosos, que alegam ser do Ministério da Saúde e perguntam se podem realizar uma pesquisa sobre a Covid-19.
Em seguida, os golpistas pedem o código de verificação enviado para o celular, alegando que isso é necessário para completar a pesquisa.
Na segunda parte do golpe, os criminosos, após conseguirem o código de verificação, finalizam a falsa pesquisa.
Depois, eles fazem uma nova ligação para a vítima, se passando pelo suporte do WhatsApp, falando que identificaram atividades suspeitas na conta.
Para resolver essas tais atividades suspeitas, eles enviam um e-mail para que o usuário cadastre outra senha de dupla verificação.
Entrando nesse link a vítima desabilita a proteção para criar uma nova senha, e, com isso, os golpistas conseguem burlar o sistema e roubar o WhatsApp.
A proteção mais efetiva, asseguram pesquisadores da Kaspersky, é desconfiar do golpe e saber antecipadamente que ele existe.
A empresa recomenda que os usuários do aplicativo de mensagens continuem utilizando a dupla autenticação para proteger a conta e nunca desativem a proteção.