compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O estudo mostrou que, após um período de tempo, ratos alimentados com a dieta do óleo de peixe começaram a perder pelos nas costas
Um novo estudo dá área médica mostrou que uma dieta rica em óleo de peixe pode ser responsável pela queda de cabelo. O item geralmente é utilizado como ingrediente para suplementos de ômega-3.
O site Meganotícias informou que investigações anteriores mostraram que o ácido graxo promove uma série de benefícios para o corpo humano, como capacidade anti-inflamatória, além de regular os triglicerídeos, reduzir a pressão arterial, entre outros.
Porém, o novo trabalho feito com ratos de laboratórios mostrou que o óleo de peixe pode causar calvície.
De início, a pesquisa feita pelo médico Dr. Bing Li queria descobrir qual gordura seria capaz de causar o crescimento de tumores cancerígenos e para isso alimentou três grupos de camundongos com dietas de óleo de peixe, óleo de palma e o terceiro grupo se alimentou normalmente.
O estudo mostrou que, após um período de tempo, os ratos alimentados com a dieta do óleo de peixe começaram a perder pelos nas costas. A partir dessa observação, o estudo foi aprofundado.
Os pesquisadores utilizaram fluorescência para observar o caminho da gordura pelo corpo dos roedores e foi descoberto que o ômega-3 se acumula na pele deles.
Ao se alojar na derme, o óleo possui uma resposta de citocinas e ativa o sistema imunológico. Após isso, foi visto que macrófagos se deslocaram para a derme e, um desses organismos, o TNF-a, causou a morte das células foliculares e a consequente queda de cabelo.
E os humanos?
Segundo o portal Metro World News, ainda não se sabe se o mesmo mecanismo é acionado no organismo de seres humanos que consomem muito óleo de peixe, mas pesquisas futuras podem responder a pergunta.