Novembro Azul: começa campanha de prevenção do câncer de próstata no país

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de novembro de 2019 às 19:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As UBSs de Franca aderem ao movimento todos os anos, cada uma com sua própria programação de conscientização

​ Novembro é o mês de mobilização mundial contra o câncer de próstata. O Novembro Azul acontece durante todo o mês para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que é o tipo mais comum entre os homens. 

As Unidades Básicas de Saúde de Franca aderem ao movimento todos os anos, cada uma com sua própria programação de conscientização.

A ausência de sintomas não garante que não há problemas com a saúde masculina. Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários e até infecção generalizada ou insuficiência renal. As maiores vítimas são homens a partir de 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, filho ou irmão.

As Unidades de Saúde de Franca realizarão diversas atividades, como palestras, oficinas, distribuição de materiais informativos e trabalhos em grupo. “Com diagnóstico precoce e tratamento correto o câncer tem cura. É necessário que haja um trabalho contra o machismo, que pode atrapalhar muito a prevenção”, ressaltou o Secretário de Saúde, Conrado Netto.


+ Saúde