Nova tecnologia lê sinais de trânsito e age para evitar multas por alta velocidade

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 21 de julho de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Novidade criada por empresa da Intel lê as placas de trânsito, ajusta a velocidade do carro e avisa o motorista sobre os limites de velocidade

A Mobileye, empresa da Intel que atua no ramo de direção autônoma, criou um novo sistema que detecta o limite de velocidade nas rodovias. A ferramenta não apenas lê automaticamente números em sinais de velocidade, mas também identifica placas de trânsito.

A ideia é simples: manter os veículos sempre rodando na velocidade adequada, evitando multas e acidentes.

O novo sistema já é certificado por 27 países da UE, além de Israel, Noruega, Suíça e Turquia. Coincidentemente, o recurso foi anunciado justamente quando a UE decidiu exigir que todos os veículos novos tenham sensores de controle de velocidade.

O que você precisa saber

A tecnologia já pode ser instalada por montadoras que utilizam alguns dos chips da empresa nos seus carros (como o EyeQ4 e EyeQ6), informa a Mobileye.

A ferramenta decide ainda se os sinais de trânsito são relevantes para a velocidade ou não, além de informar o motorista sobre saídas e retornos na estrada.

Segundo o portal Olhar Digital, para viabilizar isso tudo, a criadora da tecnologia afirma que usou 400 petabytes de dados de filmagem gravados em todo o mundo.

Segundo a empresa, o recurso será integrado por “um grande grupo automotivo global em duas marcas de veículos” e estará disponível em alguns modelos ainda este ano na Europa. Mais carros receberam o sistema em 2024.


+ Trânsito