Nova sede do ICOL será inaugurada dia 29 com a mostra “Retratos da Terra”

  • Entre linhas
  • Publicado em 20 de agosto de 2019 às 10:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A exposição conta com fotos tiradas por estudantes da rede pública que se formaram no curso de fotografia

Turma Retratos da Terra durante encontro no ICOL (Foto: Reprodução)

Para comemorar e inaugurar sua nova sede, o ICOL (Instituto de Capacitação e Orientação Livre) organizou, em parceria com o Banco Rabobank, a exposição “Retratos da Terra”, com fotos tiradas por jovens estudantes da rede pública de Franca, que se formaram no curso de fotografia oferecido pelo instituto em maio.

O coquetel de inauguração oficial do novo prédio e abertura da exposição serão no dia 29 de agosto, às 17 horas, no ICOL, que fica na rua General Carneiro, 2092, no Centro.

A nova sede já está funcionando desde o dia 12 de agosto. Com a mudança, foi possível ampliar o número de vagas e cursos gratuitos oferecidos pelo instituto. Desde que foi inaugurado, em fevereiro, o ICOL já atendeu quase 500 pessoas em mais de 20 opções de cursos.

As imagens que estarão expostas até o dia 28 de setembro foram captadas por 17 jovens, que receberem formação técnica sobre fotografia e saíram a campo para registrar fotos de vários locais da cidade, cuidadosamente escolhidos para mostrar a cadeia da alimentação e como isso impacta a vida da comunidade de Franca.

Todo material passou pela curadoria da artista Karina Bacci. O resultado é a exposição, aberta a toda a comunidade, e um catálogo, que eterniza esse momento na vida dos jovens e na história da cidade. O fotógrafo da cidade Gustavo Lopes faz parte da exposição como convidado.

A empreendedora social e mantenedora do instituto, Flavia Lancha, também fez questão de acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pelos alunos no ICOL. “É um orgulho ver esses jovens da rede pública de ensino empenhados em absorver todo conhecimento e aprender um novo modo de enxergar não apenas a cidade onde vivem, mas as suas próprias realidades. ”

Parceiro do ICOL neste projeto, o Banco Rabobank também comemorou os resultados do curso. “Com a exposição, a comunidade poderá ver o resultado das reflexões dos jovens a respeito da cadeia de alimentos”, afirma Fabiana Alves, diretora de Wholesale do Rabobank Brasil.    


+ Cotidiano