No 2º aniversário, IE-ACIF lança plataforma de dados estatísticos sobre Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de julho de 2019 às 11:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De casamentos à abertura de empresas e indicadores de segurança, o acesso é livre à população

Com o intuito de subsidiar estudos científicos, elaboração de políticas públicas e democratizar a informação, o IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) lançou este mês, quando completa seu 2º ano de atividade, o Franca em Dados: plataforma com índices e estatísticas pertinentes à realidade de Franca. 

Disponível dentro do site da ACIF, a ferramenta permite acesso a dados como: número de casamentos realizados na cidade desde 1980, pirâmide etária da população, óbitos, indicadores econômicos, abertura de empresas, emprego, saúde, educação, segurança e até mesmo consumo de energia.

O IE-ACIF surgiu com o intuito de gerar dados para fomentar ações estratégias da ACIF bem como atender ao associado, às instituições de ensino e à imprensa, como forma de prestação de serviço à comunidade. 

“Nestes dois anos, abriu seu leque de atuação se propondo a desenvolver pesquisas de consumo, comportamento e temas sociais e esta abertura dos dados anunciada é mais uma confirmação do propósito de sua criação”, afirma o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto.

Além do fornecimento de dados à comunidade e da geração de pesquisas, o IE-ACIF tem atuado na utilização de Big Data, com informações de todo o território nacional. 

Consta, hoje, em seu banco de dados, informações sobre 18 milhões de empresas e 209 milhões de pessoas. Cliente oculto, pesquisa de mercado e estudos de expansão também estão na cartela de serviços que o IE-ACIF oferece aos associados.

O IE-ACIF passa a desenvolver estudos e análises para redes sociais com a intenção de traçar um perfil mais fidedignos dos consumidores.

“Também estamos preparando estudos de psicometria: método quantitativo em psicologia utilizado para melhorar a interação entre o setor comercial de uma empresa e os anseios dos consumidores”, conta o economista do IE-ACIF, Adnan Jebailey.

Para acessar o Franca em Dados, basta entrar no site da ACIF (acifranca.com.br), entrar na aba Instituto de Economia, no topo da página, e acessar a plataforma. 

Todo e qualquer dado utilizado deve conter o crédito da fonte: Instituto de Economia ACIF, nas formas da lei.


+ Economia