Neste calorão, saiba como refrescar o quarto sem ar-condicionado ou ventilador

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 28 de setembro de 2020 às 22:35
  • Modificado em 28 de setembro de 2020 às 22:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ficar dentro de casa no calor não é fácil, certo? Dormir, então, muitas vezes parece uma missão impossível

Com a mudança de estação, estamos cada vez mais vivendo os dias de altas temperaturas. 

Ficar dentro de casa em épocas quentes não é fácil, certo? Dormir, então, muitas vezes parece uma missão impossível. 

Por isso, separamos algumas sugestões práticas para refrescar o quarto e garantir uma boa noite de sono.

É claro que um ventilador potente ou um ar condicionado ajudam, mas nem sempre são necessários. A própria decoração do ambiente pode ajudar a manter uma temperatura bem mais agradável. Confira!

Saiba como refrescar o quarto e ter uma boa noite de sono​

Tire os eletrônicos da tomada​

Aparelhos eletrônicos, quando ligados na tomada, costumam esquentar muito. Antes dormir, desconecte o máximo possível de aparelhos. Isso ajudará a baixar a temperatura do ambiente e ainda economizará na conta de luz.

Dê preferência para cores claras​

Esse truque vale para todas as partes, desde a roupa de cama até a cor das paredes. Para refrescar o quarto, sempre opte por tons claros como branco e semelhantes, pois eles refletem a luz ao invés de absorvê-la, deixando-o com uma temperatura mais amena.

Use tecidos leves

Essa é a principal regra para enfrentar o calor, mas ela vai muito além das roupas usadas nos dias quentes. Escolha tecidos leves para as cortinas, lençóis e fronhas. Algodão é uma ótima opção, pois permite que o ar circule com mais facilidade.

Feche as cortinas durante o dia​

Se o ambiente recebe luz direta do sol, uma boa forma de evitar que ele fique muito quente é fechando as cortinas durante o dia. À noite, abra-as novamente para a brisa refrescar o quarto antes de você ir dormir.

Coloque plantas no seu quarto​

As plantas ajudam a manter uma temperatura amena no quarto e também ficam lindas na decoração. Existem diversas espécies que você pode cultivar nesse ambiente, veja uma lista completa aqui.

Deixe a roupa de cama no freezer​

Essa dica pode parecer um pouco estranha à primeira vista, mas faz muita diferença na hora de refrescar o quarto. Deixe o seu lençol no congelador por algum tempo antes de deitar, garantindo que ficará fresquinho na hora de usá-lo. Coloque-o dentro de um saco plástico para que não entre em contato direto com os alimentos.

Cuidado com a iluminação​

Lâmpadas muito quentes aumentam a temperatura do quarto. Na hora de escolher as luzes do seu ambiente, priorize os modelos de LED ou fluorescentes, que também são mais econômicos e ecológicos.

Aumente a umidade do quarto​

Outra dica para refrescar o quarto é investir em umidificadores de ar, deixando o ambiente mais confortável. Caso você não tenha um, também é possível encher uma bacia ou balde com água e improvisar. O que vale é o resultado!


+ Cotidiano