Alemanha é a maior economia da Europa e segundo mercado importador de calçados do mundo
Principal economia da Europa, com um Produto Interno Bruto (PIB) de mais de US$ 4,4 trilhões, a Alemanha foi alvo de um estudo de mercado para calçadistas brasileiros. O Panorama do Calçado – Alemanha foi desenvolvido no âmbito do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O objetivo do estudo, segundo a coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Priscila Linck, é detalhar o potencial do mercado alemão para calçados brasileiros. “A Alemanha é o segundo país que mais importa calçados no mundo e é, basicamente, dominada por calçados asiáticos. Existe um grande potencial de crescimento das exportações brasileiras para lá, especialmente diante da crescente demanda por produtos desenvolvidos em acordo com os conceitos de ESG”, comenta a coordenadora.
A coordenadora ainda destaca a importância da certificação do Origem Sustentável para a inserção naquele mercado. Segundo o levantamento, a Alemanha importa, anualmente, mais de 355 milhões de pares, pelos quais paga mais de 10 bilhões de euros. “O Brasil é apenas o 27º fornecedor de calçados importados na Alemanha. Temos um grande mercado a explorar”, completa Priscila.
O Panorama, disponível para download gratuito, traz dados do mercado alemão de calçados, como consumo per capita, preços médios de importação, gastos das famílias, regiões de maior consumo, tarifas de importação, entre outros. Acesse no link.