compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Liga Nacional de Basquete, Liga Argentina e cidade de Foz do Iguaçu projetam realização da competição
Liga Nacional de Basquete, Liga Argentina e cidade de Foz do Iguaçu projetam realização da competição
Através de parceria entre a Liga Nacional de Basquete (LNB) e a Asociación de Clubes de Basquetbol da Argentina (ADC), este ano deverá ser realizada mais uma edição do Torneio Interligas.
O Sesi Franca, atual campeão do NBB, é um dos possíveis participantes do torneio, que ocorrerá em Foz do Iguaçu, uma das regiões mais icônicas do planeta, onde está localizada uma das sete maravilhas naturais do mundo.
Localizada na tríplice fronteira que separa Brasil, Argentina e Paraguai, Foz do Iguaçu foi palco de reuniões entre dirigentes das duas entidades esportivas com autoridades e lideranças locais com o objetivo de transformar a cidade paranaense em sede do Torneio Interligas para os próximos anos.
O torneio
O Interligas foi criado em 2010 com o objetivo de ser um torneio internacional para promover o desenvolvimento técnico através de um intercâmbio esportivo entre equipes e atletas brasileiros e argentinos.
Em sua última edição com a presença de atletas adultos, em 2019, antes da pandemia do Covid-19, o torneio foi realizado durante a pré-temporada das duas ligas – LNB e La Liga (Argentina) – e teve a participação de oito equipes, sendo quatro de cada país.
O título ficou com o Bauru Basket, interrompendo as conquistas por equipes argentinas nas três primeiras edições. Brasileiros voltaram a levantar o troféu do Torneio Interligas em 2022, quando a competição foi disputada no formato sub-22 – com cada equipe tendo o direito de ter um atleta com 23 anos no elenco – e terminou com o Paulistano como campeão.
Com a retomada de todas as atividades do calendário, as duas Ligas de basquete projetam a retomada do Torneio Interligas com um novo ciclo vitorioso a partir de 2023.
A nova proposta é ampliar a competição envolvendo equipes representando os três países – Brasil, Argentina e Paraguai – e transformar o torneio em um entretenimento esportivo anual da cidade de Foz do Iguaçu para os fãs de basquete da América do Sul.
O presidente da Liga Nacional de Basquete, Delano Franco, enalteceu a parceria com a Liga Argentina de Basquete na organização do Interligas e a expectativa de transformar a competição em um evento internacional relevante para o basquete latino americano.
“O Torneio Interligas é um marco dessa parceria e simboliza a união dos dois países para promover os respectivos times, atletas e patrocinadores. Ficamos felizes com a possibilidade de Foz do Iguaçu sediar o torneio porque a cidade simboliza essa união com a tríplice fronteira e ofereceremos entretenimento esportivo de alto nível para torcedores dos três países, Brasil, Argentina e Paraguai”.
Sobre o Torneio Interligas
O Torneio Interligas foi disputado pela primeira vez em 2010 e passou por mudanças em seu formato ao longo dos anos.
A partir de 2018, o Interligas lançou também a edição da categoria Sub-22, composta por equipes de jovens talentos das ligas de desenvolvimento organizadas pelos dois países.
Todos os campeões
2010: Penarol de Mar del Plata – Argentina
2011: Obras Sanitárias – Argentina
2012: Penarol de Mar del Plata – Argentina
2019: Bauru – Brasil
Interligas LDB Sub-22
2018: Paulistano – Brasil
2022: Paulistano – Brasil