Nascente no Jd. Botânico recebe mudas plantadas por alunos do EducaJovem

  • Entre linhas
  • Publicado em 11 de dezembro de 2018 às 18:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Parceria entre Secretaria do Meio Ambiente e EducaJovem oferece 20 mudas ao local

A Fundação Educandário “Cel. Quito Junqueira” comemorou em maio seus 80 anos de atividade. Para homenagear este marco, um dos programas da Fundação – EducaJovem – realizou importante parceria com a Secretaria do Meio Ambiente para a realização de diversas ações durante o ano. Entre elas, o plantio de mais de 20 mudas na nascente do Jardim Botânico. A ação acontecerá na próxima quinta (13/12). Serão plantadas mudas de ingazeiros, pitangueiras, ipês, paineiras, grumixamas e periquiteiras. 

“O Educandário desfruta de uma grande área verde e por isso se sente responsável em expandir o seu programa de sustentabilidade para toda a cidade, além de contribuir efetivamente com algo que tenha um grande impacto ambiental como a preservação de uma nascente. E com parcerias as possibilidades se ampliam”, afirma Luciana Paschoalin, Diretora do EducaJovem.

Assim, ocorreu a parceria entre o Projeto e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Divisão de Planejamento e Educação Ambiental com o Projeto Piloto de Educação Ambiental – SEMEARP. A proposta alia desenvolvimento social e ambiental com a participação de jovens e ainda se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS’s da Organização das Nações Unidas – ONU.

Atividades

Durante o ano, com apoio dos profissionais das duas instituições, os alunos puderam discutir a importância de identificar espécies de árvores para fins econômicos e para conservação ambiental; aprender técnicas de medição em campo; coletar amostras e produzir exsicatas – amostra de planta prensada e seca numa estufa, fixada em uma cartolina com uma etiqueta com informações sobre o vegetal e o local de coleta, para fins de estudo botânico.

Além disso, participaram da oficina de produção de mudas e coleta de sementes. Eles aprenderam a importância e os objetivos da produção de mudas para recuperação de áreas degradadas e conservação de espécies.

Também foi ensinado sobre a necessidade de beneficiamento de algumas sementes antes do plantio, para acelerar o processo de germinação, como escarificação (arranhões ou pequenas incisões), hidratação, retirada da polpa, desidratação, etc. Foram produzidas mudas de pitanga e sapucaia e coletadas sementes de jabuticaba e pitanga. As mudas permaneceram no viveiro do Educandário até terem o tamanho suficiente para plantio definitivo que ocorrerá na nascente. Os jovens identificaram e mediram as árvores, coletaram sementes, produziram mudas e, por último, vão plantar as árvores para recuperação ambiental.

Serviço:

Plantio de mudas na nascente do Jardim Botânico: Quinta-feira (13/12) às 9h


+ Cidades