Não é aconselhável posicionar o roteador em porções ou cômodos mais escondidos por diversas razões relacionadas à qualidade da conexão Wi-Fi e ao desempenho geral da rede.
Sabe-se que o sinal de Wi-Fi viaja para baixo, portanto posicionar o seu roteador em um porão pode impactar drasticamente a distribuição. Porões também costumam ter um revestimento mais denso o que também dificulta a propagação do sinal.
Locais mais escondidos tem esse nome por não possuírem uma posição mais central na casa, e isso acaba inviabilizando uma distribuição de sinal de maneira uniforme.
Móveis volumosos, como armários, estantes e sofás, podem conter materiais densos, como madeira, metal ou vidro, que bloqueiam ou atenuam o sinal Wi-Fi.
Essa interferência pode resultar em uma conexão mais fraca ou até mesmo na perda do sinal em certas áreas da casa.
Além da interferência física, móveis volumosos também podem abrigar dispositivos eletrônicos, como televisões, consoles de videogame ou equipamentos de som. Esses dispositivos emitem sinais de rádio que podem interferir no sinal Wi-Fi.
05. Debaixo de escadas
Escadas geralmente têm estruturas sólidas, como paredes, corrimões e degraus, que podem bloquear ou atenuar o sinal Wi-Fi. Isso pode resultar em uma má cobertura de sinal e em áreas da casa com conexão fraca ou inexistente.
Além disso, posicionar o aparelho desta forma também pode pode resultar em problemas de distribuição vertical do sinal. Em andares superiores ou inferiores de uma casa, o sinal pode ter que atravessar andares ou mezaninos, o que pode resultar em uma cobertura insuficiente.
06. Ao lado de um vaso ou aquário
Além de recipientes que armazenam líquido, como vasos e aquários, representarem um risco à segurança de um produto elétrico, a água pode obstruir o sinal de Wi-Fi.
Dessa forma, quanto maior a concentração do líquido, maior a interferência. Além disso, muitas vezes vasos e aquários são construídos em materiais reflexivos, que também representam um obstáculo.
(Com informações dos portais Techtudo, The Sun e CNET )