compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Excesso de produto gera excesso de detritos que podem se acumular nas tubulações, ralos e danificar o tambor do aparelho.
Um dos processos mais importantes em qualquer casa é lavar roupa. Embora as máquinas de lavar tenham chegado para facilitar as nossas vidas, nem sempre sabemos utilizá-las da maneira correta. Um dos grandes dilemas é sobre qual a quantidade ideal de sabão que devemos colocar na máquina de lavar.
Geralmente, quando usamos sabão demais na máquina, seja líquido ou em pó, o resultado é um desperdício desnecessário que acaba prejudicando as finanças no final do mês. Para evitar que isso aconteça, é fundamental saber definir a dosagem certa.
Além disso, quando abusamos do sabão na máquina de lavar, o resultado pode ser catastrófico: roupas duras, danificadas ou manchadas. O excesso de produto também gera excesso de detritos que podem se acumular nas tubulações, ralos e danificar o tambor do aparelho.
Quanto de sabão deve colocar na máquina de lavar?
A quantidade ideal de sabão na máquina de lavar vai depender de diversos fatores, como o tamanho da carga, o nível de sujidade, a dureza, o tipo de sabão utilizado e algo que poucos imaginam: a dureza da água.
No geral, recomenda-se seguir as instruções do fabricante da máquina de lavar. Além disso, é importante analisar as recomendações nas embalagens de sabão.
Segundo o portal Better With Health, antes de colocar o sabão na máquina de lavar o ideal é se atentar às seguintes questões:
a) – Comece verificando a etiqueta do sabão. Nela está a quantidade recomendada por carga de roupa. Evite excessos.
b) – Analise o nível de sujeira. Se as roupas estiverem muito sujas, pode colocar um pouco mais de sabão. O ideal é testar diferentes porções de produto nas lavagens para ver qual se adequa melhor à situação das roupas.
c) – Observe a espuma durante o ciclo de lavagem. Caso haja muita espuma, talvez você tenha exagerado na quantidade de sabão.
d) – Opte por um sabão mais concentrado, pois eles são mais eficientes e necessitam de menos quantidade para lavar o mesmo volume de peças de roupa.
Sabão em pó x sabão líquido: como acertar na dosagem?
Para evitar desperdícios e não prejudicar o funcionamento da máquina de lavar, é importante se atentar à dosagem do sabão em pó e do sabão líquido. Veja como calcular a seguir:
Sabão em pó
Para uma máquina cheia de roupa, entre 8 e 12 quilos, o ideal é apostar em um dosador cheio, como um copo americano de 200 ml. Agora, se você vai lavar entre 5 e 7,5 quilos de roupa, meio dosador já é o suficiente.
Sabão líquido
Ótimo para quem deseja preservar a cor dos tecidos, este é o produto ideal. Segundo o portal Edital Concursos Brasil, esta versão é ótima para quem busca mais praticidade, pois ela se mistura melhor com a água e não deixa restos de sujeira no eletrodoméstico. Sobre a quantidade, o ideal é um dosador cheio para até 8 quilos de roupa.