Não costuma comer beterraba? Saiba por que mudar isso hoje mesmo!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 27 de julho de 2024 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os benefícios da beterraba para a saúde são vários; descubra alguns deles e como consumir esse alimento da melhor forma

Beterraba é repleta de nutrientes benéficos para a saúde – foto Shutterstock

 

A beterraba é um alimento que divide opiniões – alguns amam, outros odeiam. Porém, se você está no time que curte essa hortaliça, entretanto não a consome tanto assim no dia a dia, saiba que pode ser uma boa ideia mudar isso.

Afinal, ela é tão cheia de benefícios que deveria aparecer no seu cardápio com uma boa frequência.

A seguir, Lucas Borda, nutricionista do Núcleo Adventista Silvestre de Saúde e Prevenção, em Botafogo, lista algumas das vantagens do alimento:

Diminuição da pressão arterial, por conta da alta concentração de nitratos, que se convertem em óxido nítrico no organismo e são vasodilatadores, proporcionando melhor circulação sanguínea

Melhora de rendimento em treinos (para quem pratica atividade física constante), também relacionada aos nitratos

Fortalecimento do sistema imune, por ser rica em vitamina C, vitamina A e zinco, além de ser rica em antioxidantes

Auxílio no emagrecimento, visto que é um alimento rico em fibras, que irão ajudar na saciedade e consequentemente fazer com que coma menos. Isso sem contar que 100 gramas de beterraba crua possuem apenas 43 calorias

Como consumir

Existem várias formas de consumir a beterraba para conseguir os benefícios da hortaliça. No entanto, o melhor é optar por aquelas que mantenham todos os nutrientes do alimento.

Para isso, você pode, por exemplo, ingeri-la crua, em pedaços ou ralada. Outra ideia é usá-la em sucos, todavia nesse caso é preciso um certo cuidado.

“Você consegue todos os benefícios da beterraba através do suco, desde que não coe esse suco. O processo de coar irá retirar todas as fibras contidas na beterraba, o que será negativo, pois elas ajudam tanto na saciedade quanto na melhora da saúde gastrointestinal”, orienta Lucas Borda, que também é nutricionista no Hospital Adventista Silvestre, em Itaboraí.

Já se for cozinhar a beterraba, lembre-se de tentar usar um processo mais curto e no qual o alimento não fique tão em contato com o calor, para não perder as propriedades saudáveis.

Há contraindicações?

A beterraba não tem malefícios, no geral. Entretanto, pode haver contraindicações dependendo de condições de saúde específicas do indivíduo.

“Em casos de litíase renal (a famosa pedra nos rins), é bom evitar alimentos que contenham oxalato (como é o caso da beterraba), pois quando esse composto é consumido em excesso pode agravar o caso de litíase. Mas isso só em casos graves”, explica o especialista.

*Informações Alto Astral


+ Nutrição