Mutirão de diagnóstico e prevenção ao câncer bucal será neste sábado, 26

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de outubro de 2019 às 21:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ação gratuita ocorrerá na praça da Catedral, no centro de Franca, com 30 profissionais atendendo a população

A Regional de Franca da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), a Prefeitura de Franca, o GE-Odonto (núcleo odontológico do Programa Empreender, da ACIF – Associação do Comércio e Indústria de Franca) e o Hospital do Câncer promoverão um mutirão de diagnóstico e ação preventiva ao câncer bucal. 

O evento acontecerá neste sábado, 26 de outubro, na Praça Nossa Senhora da Conceição, em frente à Concha Acústica. De forma gratuita, 30 profissionais examinarão a população interessada e, quando necessário, farão o encaminhamento imediato à Secretaria de Saúde de Franca. O atendimento será das 9h às 15h.

“Vamos dispor de uma van com dois consultórios que atenderão à população durante todo o dia”, afirma o presidente da APCD-Franca, Marcio Latorraca.  “Queremos promover uma campanha de grande abrangência. A partir das consultas, faremos uma estatística sobre a doença, em Franca, pois o câncer bucal é traiçoeiro e silencioso. Muitas vezes, seus sintomas são negligenciados.” Ainda de acordo com Latorraca, pequenas aftas persistentes e nódulos podem indicar atenção.

De acordo com o gestor do GE-Odonto, Fabiano Freiria, integrantes do núcleo da ACIF também atuarão no evento como voluntários. “O núcleo vem desempenhando papeis sociais importantes para a Saúde Bucal, como as visitas realizadas em creches públicas. Com a ação do dia 26, enxergamos uma oportunidade de ampliar este trabalho e cooperar para a prevenção do câncer bucal”, disse.

Sobre o câncer bucal

De acordo com o Ministério da Saúde, diante de lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias, deve-se procurar um profissional de saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca. 

A visita periódica ao dentista favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, porque é possível identificar lesões suspeitas. Pessoas com maior risco para desenvolver câncer de boca (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem ter cuidado redobrado.

Os principais sinais que devem ser observados são: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha); nódulos (caroços) no pescoço; rouquidão persistente e, nos casos mais avançados, dificuldade de mastigação, engolir, fala e sensação de que há algo preso na garganta.


+ Saúde