compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Brasileiro é o maior nome dos pesos pesados no país e chegou a enfrentar Evander Holyfield e George Foreman
O boxe em luto: morreu nesta quinta-feira, aos 66 anos, José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila. O ex-lutador de boxe foi vítima de demência pugilística. Ele sofria de Encefalopatia Traumática Crônica (ETC); trata-se de uma doença incurável, similar ao mal de Alzheimer, causada por golpes frequentes na cabeça – motivo pelo qual atinge muitos lutadores de boxe.
A informação foi confirmada pela esposa do ex-atleta, Irani Pinheiro, para uma emissora de TV. “A gente teve momentos bons, momentos ruins, mas Deus sempre esteve conosco”, contou.
Maguila morava no interior de São Paulo, onde tratava o problema de saúde há alguns anos, segundo a esposa.
Uma das últimas aparições de Maguila foi em abril, quando a família compartilhou um vídeo em que o ex-atleta praticava boxe ao ar livre.
A prática o ajudava a manter a saúde mental perante a doença. “Mais um dia de treino com nosso peso-pesado”, escreveram na legenda das imagens.
No ano passado, a TV Cultura lançou Maguila, Um Lutador – minissérie de dois episódios, inspirada na carreira do boxeador.
Ele foi várias vezes campeão brasileiro e sul-americano de boxe na categoria peso pesado.
Ele anunciou a aposentadoria do esporte nos anos 2000 e tentou apostar na carreira de cantor, um dom que os fãs desconheciam.
Maguila era casado com Irani Pinheiro há mais de 40 anos.