compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Na imagem, o desrespeito ao limite de velocidade teria sido cometido pelo guincho, mas o radar considerou placa do Gol para fins de autuação
Tem circulado nas redes sociais a foto do que parece ser uma notificação de infração de trânsito emitida contra automóvel transportado por um guincho.
A suposta multa por excesso de velocidade virou motivo de piada entre internautas e traz a foto de um Volkswagen Gol posicionado sobre a plataforma do caminhão, em foto aparentemente captada pela câmera de um radar.
Segundo o portal UOL Carros, o caso teria acontecido em fevereiro de 2018 na cidade de Jaguaruçu (MG) e se une a outros relatos do tipo.
Segundo especialista consultado por UOL Carros, de fato é possível que equipamentos de fiscalização de trânsito gerem autuações a veículos enquanto eles são guinchados ou rebocados.
Radar fominha
Na imagem reproduzida acima, o desrespeito ao limite de velocidade obviamente teria sido cometido pelo guincho, mas o radar considerou a placa do Gol para fins de autuação.
“Equipamentos com tecnologia de reconhecimento de placas veiculares precisam estar bem calibrados para não acontecer esse tipo de falha”, informa o advogado Marco Fabrício Vieira, membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Vieira acrescenta que, segundo a legislação, veículos guinchados, rebocados ou transportados em plataformas ou cegonheiras são considerados carga – portanto, não poderiam ser autuados devido a infração de trânsito.
“Não sabemos se a notificação de infração reproduzida na internet é verdadeira, mas apenas o caminhão que transportava o Volkswagen seria passível de autuação”.