Mulheres do Brasil completa 6 anos com mais de 24 mil integrantes no mundo

  • Entre linhas
  • Publicado em 9 de outubro de 2019 às 21:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Primeiro núcleo criado, Franca conta com mais de 250 participantes distribuídas em 7 comitês

Janisse Mahalem de Lima e Eliane Sanches Querino são as coordenadoras do Núcleo de Franca do Grupo Mulheres do Brasil

​O Grupo Mulheres do Brasil está em festa. São seis anos de uma história iniciada em 2013, a partir da união de 40 mulheres que sonhavam em se engajar a sociedade na conquista de melhorias para o país. “Há 6 anos chegávamos em 40 mulheres a Brasília, nos conhecemos e percebemos que tínhamos mobilizado uma força que não daria para ficar apenas relativa ao mundo dos negócios!!! Em encontros mensais foram nascendo os nossos inegociáveis, o nosso propósito, os nossos primeiros comitês”, relembra a coordenadora do Núcleo Franca, Eliane Sanches Querino.

Hoje o grupo é formado por milhares de integrantes no Brasil e no exterior, de diferentes classes sociais, cores e credos. Mas com um objetivo em comum: estimular a participação feminina na construção de um Brasil que seja melhor para todos os cidadãos.

Presidido pela empresária Luiza Helena Trajano, o Mulheres do Brasil tem hoje mais de 24 mil participantes no Brasil e no exterior e atua em parceria com diferentes esferas de poder para fomentar a adoção de políticas afirmativas e eliminar as desigualdades de gênero, raça e condição social.

Algumas reuniões do Núcleo de Franca são abertas para as interessadas em conhecer o trabalho

Com o objetivo de discutir temas ligados ao Brasil, o grupo é composto por mulheres de vários segmentos que têm, em comum, o propósito de serem protagonistas na construção de um país melhor. Sua agenda é propositiva, com planos de ação para refletir e agir pensando no todo, em causas como educação, empreendedorismo, violência contra a mulher, projetos sociais, igualdade racial, cota para mulheres e cultura.

Atualmente, o grupo Mulheres do Brasil já está presente em quase todos os estados do Brasil e está se expandindo para fora do país. Com presença na França desde março de 2017, Portugal, Alemanha, Inglaterra, Itália, Suíça e nos Estados Unidos, na cidade de Nova York e no Vale do Silício.

Em fevereiro de 2019, o Mulheres do Brasil chegou a Miami, com a liderança de Paola Tucunduva, Carolina Laudenberg e Solange Gomes.

E em Franca, são 250 mulheres participantes distribuídas em 7 comitês, tendo cada um deles, uma causa. O núcleo da cidade foi o 1º a ser formado, e Eliane diz ter orgulho de ser referência para todos os demais

CONHEÇA OS NÚCLEOS DO MULHERES DO BRASIL DE FRANCA:

1- Verdejar- tem o objetivo de plantar 1 milhão de árvores em Franca.

2- Vozes- trabalha com palestras para meninas do Ensino Médio da Rede Pública, com o objetivo de inspirá-las a seguir em seus estudos e focar nas suas carreiras

3- Educação- Adota uma escola de bairro comunitário e ali desenvolve ações e projetos educacionais.

4- Mulheres no Trânsito- atuam em projetos que levem a uma maior conscientização das pessoas quanto ao trânsito de Franca, um dos que mais mata no país

5- Niara- Grupo dedicado ao Combate à Violência Contra a Mulher. Palestras, açõese muitos planos para combater esse grave problema social.

Parte das integrantes do Núcleo de Franca do Grupo Mulheres do Brasil

6- Igualdade Racial- grupo que visa a uma maior igualdade racial, menos preconceito e racismo. Fazemos projetos em parceria com universidades, palestras, cursos e ações.

7- Franca + Limpa- visa fazer ações relativas ao cuidado com o lixo, ações educativas junto a escolas, empresas e comunidades

“Estamos de braços abertos para receber novas participantes. As interessadas devem seguir nossas redes sociais e se inscrever para participar das nossas reuniões. A inscrição é essencial. Na reunião elas serão orientadas e poderão,se quiserem, participar dos Comitês. Não se paga nada. Bancamos nossos custos com doações, patrocínios e outras ações. Sempre passamos uma caixinha para aquelas que quiserem contribuir com o lanche o façam, mas só se quiserem e puderem. Temos muitas mulheres que não podem contribuir e são respeitadas. Mulheres que têm dificuldade até com o transporte até nosso local de reunião. Não somos um grupo elitista, somos mulheres que se sentem bem em fazer alguma coisa para um mundo melhor ao invés de só ficar reclamando nas redes sociais. Se ajudarmos uma pessoa, tudo terá valido a pena”, destaca a coordenadora do Núcleo de Franca, que tem como vice-coordenadora, a psicóloga Janisse Mahalem de Lima.

Na coordenação geral, o núcleo também conta com Dora Bittar, Rosangela Pelizzaro, Telma Geron e Cynthia Milhim Ferreira.


+ Cotidiano