Mulheres defendem mais participação na política de Franca e fim do preconceito

  • Entre linhas
  • Publicado em 15 de março de 2020 às 09:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Discussões ocorreram durante evento no salão de eventos do Centro Comunitário do Santos Dummont

Mais respeito e mais participação na política foram os principais pedidos feitos pelas mulheres no primeiro evento promovido por 10 Centros Comunitários de Franca. 

O encontro, organizado para comemorar o Dia das Mulheres, lotou o salão de eventos do Centro Comunitário do Santos Dummont na manhã deste sábado, 14.

O tema principal foi a luta das mulheres por mais respeito na sociedade.  O encontro contou com a presença da empresária francana Flávia Lancha, ex-diretora da Labareda Café por mais de 30 anos; da advogada e deputada federal suplente Mônica Rosenberg, e da também advogada fundadora do Núcleo de Direitos da Diversidade Sexual em Franca e do Núcleo do Instituto Brasileiro de Direitos de Família em Franca, Mônica Lima. 

Todas deram uma verdadeira aula sobre as conquistas e os avanços dos direitos das mulheres nas últimas décadas. “É inimaginável que apenas em 1962 passou a ter liberdade para trabalhar sem depender da autorização do marido”, lembrou Mônica Lima.

Acostumada a lidar com os preconceitos contra as mulheres na política, Mônica Rosenberg, disse que as mulheres precisam começar a acreditar mais em si mesmas. “Nós somos agentes de transformação. Somos nós, mulheres que sempre resolvemos tudo. Basta vocês pensarem na casa de vocês. Quem cuida do orçamento? Quem cuida dos filhos? Quem administra tudo? Quem sabe onde estão todas as coisas? Quem resolve todos os problemas? Somos nós mulheres. Isso vale para a política também”.

A empresária Flávia Lancha disse que passou da hora de as mulheres começarem a ocupar seus espaços na sociedade. “Não adianta a gente reclamar e não fazer nada. A gente tem que fazer sim. Tem que acreditar que somos capazes. Porque somos.  Nós podemos muito. Temos que nos apoiar”.

Além dos direitos da mulher, o evento ainda contou com a participação da médica ginecologista Ana Lucia de Castro Rodrigues, que falou sobre vários problemas de saúde da mulher e os cuidados necessários que elas devem ter.

O encontro contou ainda com apresentação de zumba, dança do ventre e dos ritmistas da Escola de Samba Ases do Ritmo. 

“Estou muito feliz com o resultado. Foi muito esforço e muito trabalho para organizarmos tudo, mas valeu a pena. Acho que as mulheres que compareceram saíram daqui mais informadas e mais felizes”, disse Eunice Conceição de Souza, diretora de eventos do Centro Comunitário Santos Dummont, uma das organizadoras.

“Eu amei tudo e curti cada atração. Também vi que as mulheres que compareceram aproveitaram e adoraram poder discutir e conhecer um pouco mais sobre seus direitos”, disse Cleusa Pesalacia Stefani, presidente do Centro Comunitário do Santa Efigênia e uma das organizadoras. 

*Texto e fotos: Priscilla Sales


+ Cotidiano