compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Uso do chicote, da taca e de esporas já será proibido na corrida semifinal de hoje à tarde
O Ministério Público do Meio Ambiente exigiu que as semifinais do Campeonato da Liga das Corridas Hípicas Regionais – hoje e amanhã – ocorram sem o uso de chicote, tacas e esporas para obrigar os animais a terem melhor desempenho.
A determinação é resultado de uma reunião mantida na tarde de sexta-feira entre o Promotor Fernando de Andrade Martins, do Meio Ambiente, e dirigentes da LCHR, na sede do Ministério Público em Franca.
O uso do chicote, da taca e de esporas já será proibido na corrida semifinal de hoje à tarde, às 15h entre Areia e Nove de Julho, no campo do Paiolzinho, zona rural de Franca.
O critério se aplicará também amanhã, na corrida de volta da semifinal entre Cristais e Cássia, no Estádio Nenê Malaquias, em Cristais Paulista.
Na segunda-feira os dirigentes da Liga se reúnem com os diretores dos quatro finalistas e na terça-feira, às 13h30, nova reunião ocorre no Ministério Público com o Promotor Fernando de Andrade Martins.
Os presidentes de clubes recebem neste sábado as intimações para que compareçam à audiência na sede do MP, na Avenida Presidente Vargas, zona leste de Franca.
O MP promete rigor quanto ao cumprimento da determinação. A Liga orientou os presidentes dos clubes finalistas a passarem a determinação de forma detalhada aos corredores.
Segundo informação obtida pelo Jornal da Franca, o Promotor determinou a presença da Polícia Ambiental nas duas corridas semifinais deste final de semana. Guarnições de ao menos quatro policiais ambientais acompanharão as corridas acompanhados de um representante da Promotoria.
Se algum cavaleiro for flagrado, chicoteando o animal, usando a taca ou esporas, será autuado, multado e pode até ser preso por maus-tratos.
A próxima temporada das corridas hípicas poderá ter regras ainda mais rigorosas quando ao uso de equipamentos que submetam os cavalos a algum tipo de sofrimento.