Mostra SESI-SP de Música Erudita começa dia 29, com o violeiro Bruno Sanches

  • Entre linhas
  • Publicado em 15 de agosto de 2019 às 17:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Recital apresentará desde música barroca à moda de viola, da MPB ao rock, sem perder a erudição

Violeiro Bruno Sanches viaja por tempos e lugares através de seus arranjos, adaptações e composições (Foto: Reprodução)

A segunda temporada da Mostra SESI-SP de Música Erudita propõe levar ao público de São Paulo toda a beleza e sonoridade da polifonia característica do gênero, desde sua forma mais pura e tradicional até as fases mais difundidas entre o grande público, com misturas harmoniosas de ritmos populares brasileiros, e até revolucionários. O SESI Franca é uma das 15 unidades agraciadas com apresentações, recebendo em seu palco Bruno Sanches, Duo Siqueira Lima e Ensemble Instituto Fukuda. Os ingressos são gratuitos, com reservas feitas pelo sistema Meu SESI www.sesisp.org.br/meu-sesi..

A Mostra de Música Erudita é um dos projetos de curadoria do SESI-SP, instituição que promove ao público o acesso gratuito às mais diversas expressões artísticas, visando formar e fidelizar um amplo número de espectadores e admiradores de diferentes vertentes musicais, democratizando o erudito.

“Valorizar a produção atual do cenário Erudito revela toda a diversidade, não só de compositores estrangeiros como também os nacionais. Digo isso pois o Popular já possui um apelo e uma programação muito mais ofertada do que os clássicos. O SESI-SP exerce muito bem o seu papel democratizando o acesso ao Erudito com programações totalmente gratuitas e em diversas cidades”, declara Ricardo Barros, Analista de Atividades Culturais da área de Música do SESI-SP.

Serão 45 apresentações completamente gratuitas em 15 unidades do SESI. Cada uma contará com shows de três séries distintas, todas exaltando a diversidade, importância da popularização, mescla com ritmos brasileiros e evolução do gênero e traçando também paralelos com a história da música. Serão 19 grupos renomados, como o Duo Auleum, que traz um conceito rico, conduzidos pelos exageros do rococó, apresenta composições de Johann Christian Bach e introduz o uso de instrumentos populares durante o século XIX, como o virginal e a viola de gamba.

A série Villa-Lobos e a Música Brasileira tem o intuito de mostrar, panoramicamente, a interferência do popular no “intocável” erudito. Com misturas na configuração do previamente visto como imaculado gênero, transformando e tornando democrático o classicismo musical das elites, efeito bastante promovido pelo gênio Villa-Lobos, falecido há 60 anos.

Enquanto os concertos de Viagem Através da Música levam os espectadores a um passeio sonoro e visual. Os musicistas passam pelo som alemão esmiuçado e detalhista, da era artística Rococó. Exploram a importância de Strauss e Mozart, gênios austríacos do século XIX. A excentricidade do som produzido por Astor Piazzolla também é carregada na bagagem cultural da série.

Por fim, Música Antiga: o início de tudo transporta o ouvinte aos séculos passados. A série é carregada com sonoridades trazidas de outros tempos, como cantos gregorianos e música sacra dos séculos III e IV. Autores renascentistas e a sonoridade hispânica surgem para expandir os horizontes do espectador, em relação à música erudita e suas fases ao longo do tempo.

A programação completa pode ser consultada no site sesisp.org.br/cultura/mostra-sesi-sp-de-musica-erudita.

Os grupos

Bruno Sanches

29 de agosto, quinta, às 20h

Do Barroco às Barrancas do Rio, o violeiro Bruno Sanches viaja por tempos e lugares através de seus arranjos, adaptações e composições. Com interpretações primorosas, o recital mostra a versatilidade e a erudição para a qual a viola brasileira tem sido exaltada nos últimos anos.

Da música barroca à Moda de Viola, da MPB ao Rock, sua viola é caipira, brasileira, latino-americana e euro-americana. Apresenta várias canções típicas do repertório popular vestidas com erudição mas sem perder a ginga dos estilos.

Duo Siqueira Lima

30 de agosto, sexta, às 20h

Em busca de ampliar fronteiras da música para o violão, o Duo Siqueira Lima traz na apresentação um amplo leque artístico, que passa por tradições folclóricas, sertanejas e pela essência das composições de Villa Lobos, Tom Jobim, Debussy e Gershwin.

Ganhador do Prêmio Profissionais da Música 2015, no Brasil, e do Brazilian International Press Awards 2014, nos Estados Unidos, o duo tem quatro álbuns lançados, sendo o The Art of Duo Siqueira Lima considerado pela revista francesa Guitare Classique como um dos melhores álbuns de violão do ano de 2016.

Ensemble Instituo Fukuda

31 de agosto, sábado, às 20h

Poesia e música são quase simétricos, estrutura e ritmo se unem, harmonizam entre si. Com o intuito de demonstrar esse fenômeno musical e lírico, o Ensemble Instituto Fukuda traz a obra de Astor Piazsolla, Pablo Neruda e Antônio Vivaldi, unificada no concerto Estações Poéticas.

Apesar de criados em séculos diferentes e contar com linguagens artísticas paralelas, a sinfonia barroca Quatro Estações de Vivaldi, o concerto latino Estaciones Porteñas de Piazzolla fazem-se análogos às palavras escritas por Neruda. E é o resultado dessa conexão, proposta pela camerata, que será exibida em apresentação no SESI.

Mostra SESI-SP de Música Erudita

A beleza da música erudita vai além da sua polifonia majestosa, envolvente, da sonoridade de seus acordes e harmonias sublimes. Existe beleza também nas histórias que cercam o surgimento das obras e seus compositores.

A programação, este ano dividida entre os dois semestres, conta com uma ação integrada de formação de público para música erudita: além das apresentações, é realizado um bate-papo entre os espectadores e o grupo de música sobre processo de composição, repertório, estilo, período histórico e instrumentação. As atrações diversificadas mesclam várias vertentes eruditas, do tradicional às diferentes formações instrumentais da música de concerto.

SERVIÇO

IV Mostra SESI-SP de Música Erudita

Local: SESI Franca – Av. Santa Cruz, 2870

AVCB: 330959 – validade: 04/12/2020

Alvará: 955/95 – validade: indeterminado

Datas e horários: 29, 30 e 31 de agosto às 20h

Capacidade: 201 lugares 4 para cadeirantes

Classificação indicativa: Livre

Gênero: Música Erudita

Informações: 16 3712 1621

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos 1 HORA antes do início do espetáculo.

SESI-SP Cultura www.sesisp.org.br/cultura

Jornalistas: Arlete Rodrigues Vasconcelos, Emanuel Galdino e Karina Costa

Apoio de Atendimento: Jacqueline Magnani, Stefany Cardoso e Bárbara Contiero

[email protected]

(11) 3146-7411/ 7385/ 8660/ 7381/ 7683


+ Cultura