Mortes de motociclistas aumentam 120% nas estradas da região de Franca

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 29 de junho de 2020 às 22:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tombamento de motos também aumentou no primeiro bimestre de 2020, aponta Entrevias

A quantidade de motociclistas que morreu em acidentes nas rodovias da região de Franca e Ribeirão Preto  aumentou 120% nos cinco primeiros meses de 2020. 

Entre janeiro e maio, foram 11 vítimas, enquanto no mesmo período do ano passado foram cinco. O levantamento é do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga).

Outro estudo, realizado pela concessionária Entrevias, apontou que o tombamento de motocicletas também aumentou 27% em algumas estradas da região. 

Entre janeiro e fevereiro, o número cresceu 27% em relação ao mesmo bimestre de 2019.

O gestor de segurança da concessionária, Fábio Ortega, diz que os acidentes envolvendo motocicletas devem aumentar ainda mais nos próximos meses. 

Ele afirma que a pandemia de coronavírus provocou uma mudança no comportamento dos motociclistas.

Orientações​

O instrutor de trânsito Celso de Castro, do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), diz que, para evitar os acidentes, o motociclista deve se manter no meio da faixa da direita.

“O condutor que está atrás dele e queira fazer uma ultrapassagem precisa mudar completamente de faixa para fazer, e não apenas sair parcialmente, na lateral, para ultrapassar”, orienta.

O instrutor também diz que os motociclistas, especialmente aqueles que transitam com frequência pelas rodovias, como os entregadores de comida, precisam estar vestidos de maneira adequada para evitar os acidentes.

“O ideal é que a roupa não seja escura ou que tenha algum artifício refletivo, para transitar à noite, principalmente. É importante que o motociclista se faça o mais visível possível”, diz.


+ Trânsito