​Morre Alexandre Noronha, aos 94 anos. Empresário foi o criador da cera Cenap

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de dezembro de 2019 às 11:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Participativo na vida francana, Alexandre Noronha estava com 94 anos e teve falência múltipla de órgãos

O empresário Alexandre Evangelista Noronha, fundador dos produtos Cenap (área de limpeza), faleceu na manhã desta quarta-feira (18/12) em Franca. Ele estava internado no hospital São Joaquim/Unimed há dias, tratando de pneumonia. 

Alexandre Noronha nasceu no interior do Ceará, município de Tauá. Mas, foi em Franca que fez sua vida e formou a família com dona Terezinha Pousa.

O empresário criou, em 1952, a primeira empresa de produtos para limpeza da cidade: a Noronha Produtos Químicos e a principal da região, lançando produtos inovadores para a sua época.

Mesmo como a ajuda dos filhos em sua empresa, Alexandre era quem tomava as decisões até recentemente – antes de adoecer. 

Sua vida era chegar na fábrica às 7 horas e permanecer até as 17 horas no local, todos os dias.

Em uma de suas entrevistas, ele revelou o segredo do sucesso dos produtos Cenap ou Noronha. Diz que conseguiu descobrir uma forma do querosene não ficar com aquele cheiro forte. 

Além do querosene, a fábrica produz amaciantes, desinfetantes, detergentes, entre outros. Ao todo, são mais de vinte produtos de limpeza que saem dos barracões do prédio na Avenida Chico Júlio para as prateleiras dos supermercados.

O filho, Francisco Noronha, revelou ao Jornal da Franca que no passado seu pai chegou a ter uma filial em Novo Hamburgo (RS). 

Pai de cinco filhos, Alexandre chegou a Franca com 26 anos de idade e iniciou seus negócios debaixo de um pé de laranjeira. Fez sucesso e se tornou um empresário de sucesso. Ele é avô de Marcelo Noronha, presidente da OAB-Franca.

Internado há vários dias por conta de uma pneumonia, Alexandre Noronha faleceu na manhã desta quinta-feira, dia 18/12, no hospital São Joaquim/Unimed. 

Seu corpo será velado no velório São Vicente e o sepultamento está previsto para as 16 horas no Cemitério da Saudade.

Foto: Francisco Noronha ao lado de Alexandre Noronha