compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Monsenhor José Geraldo Segantin é um homem que leva a sério sua vocação religiosa e faz dela uma missão de evangelização
Monsenhor José Geraldo Segantin, reitor do Santuário Santo Antônio, completa 40 anos de vida sacerdotal
Por meio de seu testemunho de vida, o respeitado Monsenhor José Geraldo Segantin vem alimentando os mais relevantes sentimentos do ser humano.
Com um vasto trabalho religioso e social, ele está completando 40 anos de vida sacerdotal, sempre com a admiração dos amigos e das comunidades em que trabalhou e trabalha.
Amor e fé são as palavras que regem este homem que tem como missão disseminar, e bem, a palavra de Deus.
Suas qualidades e virtudes são inúmeras e estão refletidas e provadas nos muitos trabalhos sociais que ele tem desenvolvido ao longo de seus 40 anos de sacerdócio.
Opção de vida
Ele optou por ser padre como resposta ao chamado de Deus, que se manifestou no seu coração quando ainda pequeno.
Reitor do Santuário de Santo Antonio, José Geraldo, que é natural de Orlândia, chegou a Franca em agosto de 1981, após ter concluído seus estudos – Filosofia no Instituto de Filosofia da Arquidiocese de Ribeirão Preto, e Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção de São Paulo, também em Ribeirão Preto.
Em Franca, ele exerceu o Diaconato na Catedral e, após a Ordenação Sacerdotal, continuou na Catedral por dois anos, quando foi designado para a Paróquia Menino Jesus de Praga e Santa Ifigênia.
Ao retornar para a Catedral, ficou 25 anos como seu pároco, de janeiro de 1992 até 2017.
Administrador Diocesano
No período de novembro de 2012 a dezembro de 2013, Monsenhor José Geraldo Segantin foi eleito Administrador Diocesano, tempo de Sede Vacante – quando a Diocese de Franca ficou sem bispo. Como Administrador Diocesano ele coordenou a vida da Diocese até que fosse nomeado um novo bispo.
Em 2017 assumiu a paróquia de Santo Antonio, na Cidade Nova, que foi elevada a Santuário em fevereiro deste ano, sendo ele seu primeiro reitor e responsável pela instalação e funcionamento.
Um de seus primeiros atos foi conseguir uma relíquia óssea de Santo Antônio, que veio de Pádova, Itália, e hoje é exposta no altar mor do Santuário.
Família
Filho de Maria Ferreira Segantin e Euclydes Segantin, José Geraldo é irmão mais velho de Maria Tereza Segantin Ludovice.
Ao longo de seu trabalho religioso e comunitário, tem conseguido ao longo de sua trajetória, importantes conquistas.
Foi Chanceler do Bispado por nove anos, vigário geral da Diocese de Franca por 25 anos, professor de Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, por 18 anos.
Ele atuou também como juiz no processo de beatificação de Madre Rita Amada de Jesus e no processo de canonização de Santa Gianna Beretta Molla.
A escolha de servir
Padre quer dizer pai. Do Latim, pater/patris = pai; o padre é o pai da comunidade. Aquele que acolhe, ouve, aconselha, orienta, adverte, corrige quando necessário e alimenta de esperança os fiéis. Por isso, ser padre é vocação.
Aos seus amigos, Monsenhor José Geraldo diz que se tivesse que escolher de novo, escolheria a mesma atividade-missão. É ela que lhe ensina a ter um coração compreensivo, simples e confiante em Deus.
Ele faz questão de reafirmar que todos os dias aprende o valor da escuta e da acolhida aos irmãos..
Além das atividades próprias de seu ministério sacerdotal, ele procura na comunidade ser alguém que leva as pessoas a Deus pelas homilias, pelo zelo nas coisas de Deus, pela fé e pela sinceridade de coração.
Vida no altar
Costuma dizer que isso lhe proporciona alegria, paz, esperança e uma magnífica experiência de Deus na sua vida, na vida dos paroquianos e dos que se aproximam da Igreja em busca de Deus.
Além de celebrar as missas todos os dias no Santuário de Santo Antonio – nos finais de semana são cinco missas diárias — José Geraldo atende confissões, é responsável pela vida paroquial em todos os aspectos e orienta as pastorais, movimentos e serviços evangelizadores existentes no Santuário.
E é nesse dia a dia com tantas atividades a desenvolver que o padre preza o cumprimento de seu dever e a amizade de tantas pessoas que sempre estiveram e estão ao seu lado.
Exemplo de retidão, dedicação e compromisso com a Igreja e a comunidade que representa, Monsenhor José Geraldo Segantin é um homem que leva a sério sua vocação e faz dela uma missão de evangelização.
Um representante de Deus, cujo objetivo é fazer o bem e mostrar às pessoas que vale à pena sentir Deus, despertando a certeza de que Ele está sempre presente na vida de cada um.