Ministério da Educação vai comprar de 6,2 mil novos ônibus escolares este ano

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de janeiro de 2020 às 12:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Veículos atenderão áreas urbanas e rurais, facilitando acesso de estudantes às escolas

Para garantir o conforto e a segurança  de milhares de estudantes em todo o Brasil, o Ministério da Educação  viabilizou a compra de 6 mil e 200 novos ônibus escolares.

A compra dos veículos, já iniciada, inclui um novo modelo de veículo que irá atender áreas de difícil acesso e com vias sem  pavimentação, uma iniciativa inédita no governo federal.

Para isso, alguns ônibus possuem tração nas quatro rodas e são menores com capacidade para transportar sentados 13 estudantes.

Além desse modelo,  outros seis tipos de ônibus serão comprados para as áreas rurais quanto urbanas.

Os dois modelos de veículos que vão atender as áreas urbanas permite a viagem de 21 e 29 alunos sentados. Os modelos rurais possuem capacidade para 29, 44 e 59 estudantes sentados.

Entre as melhorias dos ônibus para 2020 estão a porta de lâmina única, que possui vedação total para evitar entrada de poeira e água.

Os veículos também terão um sistema aperfeiçoado de isolamento térmico do motor, o que proporciona a redução do calor no interior do veículo.

Todos os veículos são equipados com dispositivos de acessibilidade e seguem padrões de qualidade e segurança estipulados pelo FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em parceria com o  Inmetro, o  Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.


+ Educação