Ministério da Educação reconhece mais 27 cursos de graduação

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 8 de outubro de 2020 às 17:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para uma instituição de ensino oferecer cursos superiores é necessário que sejam autorizados pelo MEC

​O Ministério da Educação (MEC) reconheceu nesta quinta-feira (8), por meio de portaria, 27 cursos superiores de graduação. As vagas são em instituições públicas e privadas. A relação completa dos cursos foi publicada no ​Diário Oficial da União

Entre os cursos reconhecidos estão engenharia civil, direito, educação física, ciências da computação, medicina veterinária e medicina. 

Para uma instituição de ensino oferecer cursos superiores é necessário que eles sejam autorizados pelo MEC, que avalia condições para que isso ocorra. 

A exceção são as universidades e centros universitários que, por terem autonomia, independem de autorização para funcionamento de curso superior. Essas instituições devem, no entanto, informar à secretaria competente os cursos abertos para fins de supervisão, avaliação e posterior reconhecimento.

O reconhecimento é uma segunda etapa. Ele deve ser solicitado quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária. O reconhecimento de curso é condição obrigatória para que os diplomas emitidos pelas instituições sejam válidos em todo o território nacional.

Pela internet, pelo Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, chamado Cadastro e-MEC, é possível consultar os cursos ofertados e se estão regulares junto ao MEC. 


+ Educação