compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Prêmio Carolina Maria de Jesus selecionará 40 escritoras brasileiras que serão agraciadas com R$ 50 mil, cada. O valor total é R$ 2 milhões
O Ministério da Cultura (MinC) lançou o Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres 2023, com o intuito de selecionar 40 obras, produzidas por escritoras brasileiras.
A honraria leva o nome de Carolina Maria de Jesus, que nasceu em Sacramento e residiu em Franca, tendo sido uma das primeiras escritoras negras do Brasil e que também é considerada uma das autoras mais importantes do país.
No lançamento, que aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, esteve presente a filha de Carolina Maria de Jesus, Vera Eunice de Jesus.
Também prestigiam a cerimônia, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo.
Vera Eunice
Professora e filha da escritora Carolina de Jesus, Vera Eunice de Jesus, disse durante a solenidade que o sentimento é de felicidade pela homenagem.
Eunice ainda declarou para as mulheres que concorrerão ao prêmio: “Não desistam e ousem. Carolina era minha mãe, mas ela é do mundo”, afirmou.
Segundo o portal Metrópoles, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também manifestou alegria pelo projeto. A escrita, segundo a ministra, foi uma das armas que ela utilizou para amenizar a dor da perda da irmã, a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018. “Carolina Maria de Jesus é imensurável e inenarrável pelas mulheres negras intelectuais”, disse.
Edital
O edital para a premiação foi anunciado no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e publicado no dia 5 de abril, no Diário Oficial da União (DOU).
As inscrições foram abertas no dia 12 de abril.