compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Modalidade ganha popularidade ao oferecer celebrações menores, mais em conta e personalizadas, redefinindo o conceito de casamento

O crescimento no número de casamentos no Brasil (foram 921.412 em 2024) acompanha uma tendência que veio para ficar: os micro weddings. Com os casais mudando a forma de celebrar, as celebrações menores, para até 50 convidados, apostam na exclusividade e personalização para criar experiências inesquecíveis.
De acordo com o iCasei – plataforma líder em sites e listas de casamento na América Latina, a mudança reflete o desejo dos noivos por eventos mais significativos, autênticos e que se encaixem melhor no orçamento.
“Os casais perceberam que um casamento menor pode ser ainda mais especial, pois permite um investimento focado na experiência dos convidados e nos detalhes que realmente importam”, afirma Diego Magnani, CCO da empresa, que está no mercado há quase 18 anos.
Com mais flexibilidade para a escolha do local, esses eventos vêm acontecendo em restaurantes, vinícolas, pousadas e até residências. Essa personalização também se reflete na decoração, na gastronomia e até mesmo no repertório musical.
Aspectos personalizados
“No micro wedding, cada detalhe importa. Com menos pessoas, a atenção aos aspectos personalizados do evento se torna ainda mais relevante e cada escolha é pensada para refletir a identidade do casal, tornando a experiência ainda mais memorável”, reforça o executivo.
Seguindo a busca crescente por personalização, a organização desse tipo de evento tem sido impulsionada pela oferta de soluções digitais, como site personalizado, RSVP online, lista de presentes e ferramentas de comunicação direta com os convidados.
“Essa é a expertise do iCasei. Com uma plataforma intuitiva e moderna, ajudamos os noivos a tornarem seus casamentos mais práticos, modernos e inesquecíveis”, pontua.
A tendência está impactando a indústria de casamentos a longo prazo e, de acordo com Magnani, a valorização da personalização e da exclusividade mostra que os casamentos do futuro serão mais flexíveis e inovadores.
“Mais do que uma tendência passageira, os micro weddings estão redefinindo o conceito de casamento. Formatos híbridos, transmissões ao vivo e celebrações segmentadas refletem uma nova era de celebrações, que veio para ficar”, conclui.