Merenda escolar: segundo balanço, R$ 17 milhões foram investidos em 2019

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de dezembro de 2019 às 00:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em 2020, está previsto o atendimento de alunos com necessidades especiais de alimentação diferenciada

A merenda escolar, servida nas escolas da rede pública de Franca, melhorou a qualidade nutricional nos últimos meses. As melhorias foram adotadas pela Prefeitura por meio da Divisão de Alimentação Escolar, ligada à Secretaria Municipal de Educação. 

A Divisão é responsável por servir 74 mil refeições por dia nas escolas da rede municipal e estadual. Atende ainda 68 creches, Apae e Ceprol. A previsão é fechar o ano de 2019 com um investimento de R$ 17 milhões na Alimentação Escolar. 

A Prefeitura conta com recurso que vem do Estado e também pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), do governo federal.

Até mesmo o método de congelamento dos alimentos adotou um novo padrão que garante o congelamento mais rápido e a preservação dos nutrientes. É a tecnologia IQF (congelamento ultrarrápido) que mantém cor, textura e sabor dos alimentos.

Outras mudanças visando a melhoria da qualidade dos alimentos servidos para os alunos foram tomadas como: a substituição de leite in natura (que perdia com mais facilidade) por leite em pó integral, garantindo a oferta do alimento nas creches. O achocolatado foi trocado pelo achocolatado em pó reduzido em açúcar e calorias, sendo acrescido de vitaminas e sais minerais.

Retirar do cardápio embutidos como a salsicha foi outra mudança significativa. O cardápio passou por uma reformulação para ampliar as necessidades nutricionais diária de energia tanto para os alunos em tempo integral como parcial.

Já em 2020, a renda escolar terá oferta da fórmula infantil nas creches para crianças de 0 a 2 anos de idade, incluindo sem lactose para alérgicos. Também no próximo ano está previsto o atendimento de alunos com necessidades especiais de alimentação diferenciada. O processo encontra-se em cotação para licitação.

Para manter a qualidade e até mesmo facilitar o manuseio para as merendeiras, são fornecidos alimentos como: carne de frango desfiado, coxa e sobrecoxa em cubos, filé de peito de frango, carne moída, filé de tilápia em tiras. Para 2020, a novidade será carne de tilápia mecanicamente separada.


+ Educação