Mercado interno, ponto de equilíbrio dos calçados; 85% da produção fica no país

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 16 de novembro de 2024 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As negociações realizadas dentro do Brasil respondem pela maioria dos negócios de calçados

O mercado doméstico brasileiro, que absorve mais de 85% das vendas da indústria calçadista nacional, deve garantir o crescimento da produção do setor para 2024 e 2025. Esse e assuntos como a concorrência desleal com os calçados asiáticos, as plataformas internacionais de e-commerce foram abordados na coletiva de imprensa da 3ª edição da BFSHOW. O evento, realizado nessa semana, aconteceu no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.

Frisando o crescimento da produção de calçados entre janeiro e setembro deste ano –  conforme o IBGE de 4,8% – , o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, destacou que o mercado interno deve garantir o crescimento da atividade para 2024 – estimativa de mais de 3% – e para 2025 – projeção de cerca de 2% de crescimento.

“Com isso, em 2025 devemos recuperar as perdas da pandemia, que causou uma ruptura no setor. Neste ano, devemos encerrar com uma produção de mais de 890 milhões de pares de calçados, passando para até 904 milhões de pares produzidos no próximo ano – em 2019, a produção havia sido de 898 milhões de pares”, afirmou o dirigente.


+ Calçados