compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
“A obra apresenta um olhar que pretende ver o além das coisas, das pessoas e dos acontecimentos”, explica José Antônio Pereira.
A AFL (Academia Francana de Letras) vai participar das comemorações da Semana da Consciência Negra através do lançamento do livro de prosa poética e poesias “Dolores, confissões poéticas”.
A obra é de autoria de José Antonio Pereira, que se tornou membro da Academia no ano passado, e será apresentada ao público francano em sarau no anfiteatro do Uni-Facef (Centro Universitário de Franca) neste sábado, 23, às 19h30.
Na ocasião, poemas do escritor e militante negro Abdias do Nascimento (patrono da cadeira de Pereira na AFL) serão lidos em celebração à Semana.
O livro é composto por 58 textos em prosa poética e poesias, intitulados “As Pedras do Meu Caminho”, “Fome”, “Renúncia”, “Pandemia”, “O Rato”, “O Sexto Sentido”, “Marítimo, Pacífico, Atlântico”, “Dona Nelise” e, indo ao encontro da data de lançamento, “Consciência Negra”, entre outros.
Confissão poética
“A obra apresenta um olhar que pretende ver o além das coisas, das pessoas e dos acontecimentos”, explica Pereira. “É um livro sobre a experiência humana de existir e perceber o ser no mundo. A minha escrita é, portanto, uma revelação, uma confissão poética”.
O Uni-Facef está localizado na Avenida Ismael Alonso y Alonso, 2400, no bairro São José. Interessados poderão adquirir neste sábado cópias autografadas de “Dolores, Confissões Poéticas” a R$ 35.
Sobre o autor
José Antonio Pereira ocupa a cadeira número 09 na Academia Francana de Letras, cujo patrono é Abdias do Nascimento.
Nascido em Sacramento, MG, mora em Franca há 35 anos. Mestre em Serviço Social (UNESP – Universidade Estadual Paulista), graduado em Letras (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava), Pedagogia (UNIUBE, Universidade de Uberaba) e Psicologia (Universidade de Franca), também possui formação em Psicodrama e especializações em Educação, Psicodrama, Música, Psicologia e Letras.
Foi professor de línguas e literatura em escolas públicas e privadas de nível básico, médio e superior e atualmente trabalha como psicólogo clínico, professor de psicodrama e supervisor pedagógico.
Publicou o livro de poemas A alma da escrita (2008), participou da antologia Tanto mar entre nós (2021) e escreveu os capítulos de livros Saúde Mental e trabalho: quando o ensino adoece (2010) e O pensamento de Paulo Freire e a educação: algumas reflexões (2015).