Melhor alimentação para distensão abdominal

Postado em:

Já percebeu que quando viajamos ou comemos alguns alimentos nosso abdome distende, a famosa e comum queixa “minha barriga incha, fica dura”. Isso é mais comum do que se imagina e pode ter relação com a alimentação, com o estilo de vida. As causas são inúmeras e devem ser cuidadosamente investigadas, fato é, algumas pessoas tem mais propensão que outras devido à microbiota intestinal presente. Às vezes comemos uma simples salada de folhas ou um shake com frutas, aveia e whey e a distensão vem com força! Além de incomodar pode atrapalhar muito em outras funções orgânicas. Alguns alimentos tem alto grau de fermentação pelas bactérias do intestino e como resultado muitos gases.

Aqui está várias estratégias nutricionais para melhorar esse quadro:

1) Probióticos (solicite prescrição com um profissional capacitado e ingira antes de dormir);

2) Chás de gengibre ou camomila e também faço um mistura para chá contendo gengibre, cominho, coentro, camomila, erva-cidreira (lemon balm nos USA) e hortelã, coloco um pouco de todos (tome 2 a 3 doses de 300mL/dia). É o melhor chá para isso!

3) O protocolo FODMAP por 2 meses, um protocolo para eliminação de possíveis alimentos com maior potencial de fermentação no intestino, tem posts anteriores explicando com muitos detalhes.

 4) Usar proteína de arroz quando whey não me cai bem.

5) A atividade física também ajuda demais na diminuição da distensão abdominal.

6) Passar longe do açúcar. Evite doces e seus derivados.

7) Faça uso de enzimas digestivas. Soluções simples, sem exageros de medicamentos, vale a pena ir por esse caminho.

Para ajustes individuais procure auxílio profissional.

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras.