Médicos do Hospital do Servidor Público dão dicas sobre as origens da dor de cabeça

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 22 de julho de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Gastroenterologista, especialista em doença de Crohn, responde se a dor de cabeça tem relação com problemas no intestino

Ter um intestino que funciona como um relógio é um bom sinal de saúde geral, mas quando a dor de barriga aperta, esse é um dos temas mais buscados nas redes sociais.

Para solucionar as dúvidas mais comuns dos internautas, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) coloca seus especialistas à disposição para respondê-las corretamente. A gastroenterologista Débora Poli, especialista em doença de Crohn, responde se a dor de cabeça tem relação com problemas no intestino.

”Enxaqueca e dor de cabeça não são indícios de mau funcionamento do intestino. Contudo, não é incomum que questões emocionais desencadeiem sintomas do trato intestinal, como a diarreia, por exemplo, que é caracterizada por fezes líquidas e ida ao banheiro por mais de quatro vezes ao dia”.

Sintomas

Segundo a especialista, os sintomas que indicam problemas gastrointestinais, além da própria diarreia, são gases, barriga inchada e, em casos mais sérios, sangramento nas fezes ou no vômito.

“É necessário sempre procurar um médico quando a diarreia é persistente, acompanhada de perda de peso, ou quando o paciente fica muitos dias sem ir ao banheiro, com ou sem dor, além de perceber barulhos aumentados, o que chamamos de borborigmos”.

Mas uma dor de cabeça dificilmente tem correlação com problemas intestinais. Eles podem ser provocados por diversos outros motivos, mas os sintomas serão relacionados ao próprio órgão, tais como colite, síndrome do intestino irritável, diverticulite, doença de crohn, retocolite ulcerativa, hemorroidas e até câncer.

Cenário

Estudo da Sociedade Brasileira de Coloproctologia aponta que a prevalência de doenças inflamatórias intestinais no Brasil aumentou 15% ao ano em nove anos.

Com mais de 5 milhões de pessoas acometidas em todo o mundo, as doenças inflamatórias intestinais (DIIs) caracterizam-se pela inflamação do trato gastrointestinal, podendo atingir da boca ao ânus.

O maior estudo realizado no Brasil sobre essa temática, com mais de 212 mil pacientes do SUS, apontou que em um período de nove anos a prevalência das doenças inflamatórias intestinais aumentou 15% ao ano, chegando a 100 casos para cada 100 mil habitantes. A maior concentração é registrada nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.

Adolescentes e jovens adultos são os mais afetados pelas DIIs.

Sobre o Iamspe

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual.

Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 160 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.


+ Saúde